Emilia Fernandes registra sua participação em reunião do Parlatino



Ao registrar sua participação em reunião do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) realizada nos dias 4 e 5 de junho em Havana (Cuba), a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) informou que entre as conclusões do evento destacou-se a necessidade de estimular os parlamentares da América Latina a promover o desenvolvimento de políticas destinadas às pessoas da terceira idade e divulgar idéias, programas, experiências e planos existentes.

Durante o Parlatino, ocorreram a 18ª reunião da Comissão de Saúde, a 17ª da Comissão da Mulher, a reunião da Comissão do Trabalho e Previdência e das subcomissões de políticas dirigidas a grupos socialmente vulneráveis e de normas laborais básicas de referência. Participaram do evento representantes do México, Uruguai, Brasil, Venezuela, Aruba, Argentina, Panamá, Costa Rica, Cuba, Paraguai e Equador.

A senadora Emilia Fernandes integrou a subcomissão de políticas dirigidas a grupos socialmente vulneráveis, onde foram debatidas a situação geral da população de terceira idade da América Latina, a atenção às pessoas portadoras de deficiência e a realização de um seminário sobre políticas dirigidas a grupos socialmente vulneráveis.

No debate sobre a situação das pessoas de terceira idade na América Latina, segundo a senadora, foi constatado que houve um crescimento no número de idosos e uma queda na qualidade de vida destas pessoas. Ela acrescentou que ficou caracterizada a necessidade da implantação de políticas públicas que permitam maior e melhor atenção aos idosos, com o apoio da sociedade.

- Viver a velhice de maneira positiva é uma questão existencial que não depende só do indivíduo; o meio social onde vive tem um peso determinante - afirmou.

Emilia Fernandes informou ainda que participou, no dia 5 de junho, de ato em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado no Palácio de Convenções, também em Cuba. Na ocasião, um representante da Unesco apresentou uma análise sobre a situação do meio ambiente no mundo. A senadora disse que em seguida participou de audiência concedida por Fidel Castro, durante a qual o presidente cubano fez uma exposição sobre a implantação de sistemas de energia solar em escolas de difícil acesso no seu país e afirmou que o meio ambiente deve ser tratado como prioridade para a sobrevivência do planeta.

19/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA PRESTA CONTAS DE REUNIÃO NO PARLATINO

EMÍLIA FERNANDES REGISTRA SOLIDARIEDADE DO PDT

Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Emilia Fernandes registra êxito de encontro internacional de mulheres

Emilia Fernandes destaca reunião da Rede de Mulheres das Américas

Emilia Fernandes registra aumento da Aids entre as donas-de-casa e usuários de drogas