EMÍLIA PROPÕE HOMENAGEM À MULHER ATRAVÉS DO DIPLOMA BERTHA LUTZ
O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que poderá ser instituído mediante projeto apresentado pela senadora Emília Fernandes (PDT-RS) visa homenagear mulheres que, no país, tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos das pessoas do sexo feminino. O diploma será conferido, anualmente, durante sessão do Senado, no Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Segundo a senadora, "por ter sido a protagonista durante tantas décadas na luta pela cidadania da mulher brasileira, Bertha Lutz é o nome que se impõe na homenagem". De acordo com a proposta, toda entidade, governamental ou não governamental, de âmbito nacional, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher, poderá indicar uma candidata ao diploma, a cada ano.
O projeto prevê a constituição de conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz,composto por um representante de cada partido político com assento no Senado, que apreciará as indicações e a escolha das agraciadas. A indicação da candidata ao diploma deverá ser encaminhada à Mesa Diretora do Senado, acompanhada do respectivo curriculum vitae e justificativa, até 1º de novembro, do ano anterior.
BERTH LUTZ
Emília Fernandes informa, em sua justificativa, que Bertha Lutz nasceu em 1894,em São Paulo. Graduou-se em Botânica, Ciências Naturais, Zoologia, Embriologia, Química e Biologia pela Universidade de Sorbonne. De volta ao Brasil, em 1918, Bertha desenvolveu intenso trabalho em prol das teses feministas e tornou-se, por meio de concurso, a segunda mulher a ingressar nos quadros do serviço público brasileiro.
Conforme a autora do projeto, o direito ao voto e o acesso ao ensino superior constituíram-se em duas importantes bandeiras nas lutas de Bertha Lutz, que além de ter sido deputada federal, foi criadora da Federação Brasileira para o Progresso Feminino.
Emília Fernandes destacou, também, que Bertha Lutz foi membro de inúmeras associações nacionais e internacionais, onde defendeu a causa da mulher até o final de sua vida, sendo autora de várias publicações importantes, entre elas "A nacionalidade da mulher casada", "O ensino doméstico nos Estados Unidos", "O trabalho feminino" e "A mulher na ordem econômica e social".
23/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys
Homenagem às agraciadas do Diploma Bertha Lutz
Premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz em 2009
Congresso comemora Dia da Mulher e concede Diploma Bertha Lutz
As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz recebeu 49 inscrições