EMILIA QUER DIÁLOGO PERMANENTE ENTRE GOVERNO E PROFESSORES GAÚCHOS



A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS) defendeu a instalação de um fórum permanente de diálogo e negociação entre os profissionais do magistério e o governo do Rio Grande do Sul, ao registrar que os professores do estado estão em greve há 21 dias. Ela afirmou que mais do que conquistas salariais emergenciais, ela espera que a paralisação resulte na construção de um novo patamar de relações entre o Poder Público e a categoria dos profissionais da educação.
A pauta do movimento grevista do magistério gaúcho, segundo a senadora Emilia Fernandes, inclui a melhoria nas condições salariais da categoria "historicamente penalizada com as sucessivas políticas de arrocho salarial impostas pelos governos anteriores". Emília Fernandes informou que o salário básico de um professor no Rio Grande do Sul é de R$ 129,10.
- A situação dos professores, não apenas no Rio Grande do Sul, é dramática, tanto do ponto de vista da sobrevivência econômica, quanto de sua situação profissional. Com os atuais salários, os professores de todo o país enfrentam sérias dificuldades para manter suas famílias com dignidade - comentou.
Por outro lado, a senadora registrou que o seu estado tem um governo democrático, constituído por forças populares, onde a educação é prioridade e a greve é reconhecida como legítimo instrumento de luta dos trabalhadores. Ela testemunhou que as negociações com o magistério estão ocorrendo de forma democrática e respeitosa, "diferente de situações anteriores".
Emilia Fernandes cobrou uma política federal eficiente de valorização dos professores. Para ela, Fundo de Valorização do Magistério (Fundef) até agora não proporcionou os resultados esperados e que cada vez mais a União repassa responsabilidades sociais para os estados e municípios, sem oferecer os recursos correspondentes.

23/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder da minoria, Jayme Campos defende diálogo permanente entre a base do governo e a oposição

EMÍLIA PEDE RETOMADA DE DIÁLOGO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais

Bancada do PPB quer aumento para professores gaúchos

JÚNIA MARISE PEDE MAIS DIÁLOGO DO GOVERNO COM PROFESSORES EM GREVE

Paim quer diálogo entre Mercosul e Aliança do Pacífico