EMÍLIA PEDE RETOMADA DE DIÁLOGO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) dirigiu hoje (dia 17) apelo ao presidente da República e ao ministro da Educação para que seja retomado o diálogo com os professores e funcionários das universidades federais que estão em greve há mais de duas semanas.

Para a senadora, é fundamental a presença do ministro Paulo Renato Souza no plenário do Senado, a fim de expor a verdadeira situação das universidades federais e explicar o motivo da diminuição das verbas do crédito educativo.

Emília Fernandes espera que o ministro informe quanto o governo tem investido na educação superior. Poderá, inclusive, na avaliação da senadora, se contrapor aos dados divulgados pelas universidades, que informam a pequena destinação de recursos para instituições de ensino superior.

- Lamentamos que o ministro Paulo Renato de Sousa, que está fora do país, tenha priorizado as questões internacionais aos interesses das universidades, em greve desde o início do mês, e com o risco de o primeiro semestre de aulas ser prejudicado - afirmou.

Sobre a greve, Emília Fernandes comparou o movimento a um verdadeiro levante da Universidade Pública, "que faz um sério, vigoroso e patriótico alerta às autoridades, ao Parlamento e à sociedade brasileira sobre a gravidade da situação do ensino superior". Segundo a senadora,a universidade pública brasileira "está sofrendo um processo criminoso de sucateamento, em conseqüência de uma política equivocada, que aposta na privatização, fere a autonomia e a democracia interna das instituições, reduz o financiamento, diminui e flexibiliza o quadro funcional, arrocha salários e desrespeita os aposentados". A senadora lembrou que as 52 instituições de ensino superior , são responsáveis por mais de 50% das pesquisas realizadas no País e, ainda respondem por 45 Hospitais Universitários, com mais de 10 mil leitos e atendimento de mais de 400 mil pacientes por mês.

17/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia elogia iniciativa de presidente da CE, que se reuniu com professores universitários em greve

EMILIA QUER DIÁLOGO PERMANENTE ENTRE GOVERNO E PROFESSORES GAÚCHOS

SUPLICY PEDE RETOMADA DE DIÁLOGO COM O MST

Garibaldi pede retomada do diálogo entre governo e oposição

JÚNIA MARISE PEDE MAIS DIÁLOGO DO GOVERNO COM PROFESSORES EM GREVE

EMÍLIA PEDE QUE PROFESSORES ENSINEM O CÓDIGO DE TRÂNSITO