Emília quer que TVs do governo atendam deficientes auditivos
Projeto da senadora Emília Fernandes (PT-RS) que estabelece o uso obrigatório da linguagem de sinais em todas as veiculações levadas ao ar pelas redes de televisão do governo federal espalhadas pelo país, incluindo a propaganda eleitoral gratuita e campanhas institucionais, foi aprovado pelo Senado e enviado à Câmara.
A proposta foi acolhida por unanimidade e em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE). Atualmente, o projeto de Emília aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara. O relator da matéria é o deputado Roland Lavigne (PMDB-BA).
Na opinião de Emília, todos têm que ter acesso à informação veiculada pelo mais importante meio de comunicação, que é a televisão, principalmente os deficientes auditivos que, segundo informou, representam quase 10% da população brasileira.
Emília Fernandes tem certeza de que, dado o pontapé inicial pelo governo, as emissoras privadas, gradativamente, passariam também a incluir nas suas programações espaços destinados a atender aos deficientes auditivos, tomando por base a Língua Brasileira de Sinais.
18/07/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER QUER LINGUAGEM PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NA TV SENADO
Programa faz videoconferências para deficientes auditivos
Subcomissão debate demandas dos deficientes auditivos
Deficientes auditivos poderão utilizar telefones públicos
Câmara vai analisar projeto que beneficia deficientes auditivos
CAE vota isenção de IPI em automóveis para deficientes auditivos