Câmara vai analisar projeto que beneficia deficientes auditivos



Projeto já aprovado pelo Senado que determina a inclusão de legenda oculta, em língua portuguesa, na programação das emissoras de televisão será agora examinado pela Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), fixa ainda uma cota mínima de aparelhos de televisão com circuito de decodificação de legenda oculta.

De acordo com o projeto, a implantação das sugestões será feita gradativamente, sendo que, no primeiro ano, no mínimo 10% da programação diária será legendada, acrescentando-se 15% em cada ano subseqüente.

Na justificativa da proposta, o senador explica que, originalmente, a legenda oculta foi concedida para permitir que pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar a programação televisiva. Sua utilidade, porém, acrescentou o senador, foi comprovada para outros grupos de pessoas, nos países em que foi adotada.

- Pesquisas comprovam que a legenda oculta desenvolve em estudantes a capacidade da compreensão de leitura e a ortografia, aumenta o seu vocabulário e poder de reconhecimento de palavras e ainda incrementa a motivação para a leitura.

18/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE adia votação de projeto que beneficia deficientes auditivos

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES AUDITIVOS

Geovani Borges comemora aprovação pela Assembleia Legislativa do Amapá de projeto que beneficia deficientes auditivos

CAE vai examinar projeto que isenta de impostos celular para deficientes auditivos

CDH aprova projeto que prevê isenção de IPI na aquisição de automóveis por deficientes auditivos

Projeto garante a deficientes auditivos e visuais filmes adaptados nos cinemas