Emilia quer referendo para ingresso do Brasil na Alca



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) apresentou parecer favorável a projeto do senador Roberto Saturnino (PT-RJ) que determina a realização de um referendo popular sobre o ingresso do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca). De acordo com a proposta, que está na Comissão do Mercosul, caso o governo brasileiro resolva aderir à Alca, a decisão terá que ser confirmada por uma consulta popular.

Emilia informou que a base do governo apresentou voto em separado, já que o governo defende o ingresso do país na Alca. Segundo a senadora, -as desigualdades entre Brasil e Estados Unidos explicam por que a Alca não é um bom negócio para os brasileiros-.

Para a senadora, a política dos americanos é protecionista. -Não é por acaso que eles destinaram US$ 190 bilhões para serem investidos nos próximos anos na agricultura, enquanto que aqui nós estamos lutando por uma política agrícola-, afirmou a parlamentar. A senadora considera que será profundamente prejudicial à economia o Brasil se aliar a Alca numa postura submissa.



24/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul decide sobre plebiscito para ingresso do Brasil na Alca

Comissão discute ingresso do Brasil na Alca

Comissão do Mercosul discute ingresso do Brasil na Alca

Simon diz que é contra o ingresso imediato do Brasil na Alca

Paulo Hartung : é hora de o Senado debater ingresso do Brasil na Alca

Povo é quem deve decidir sobre o ingresso do Brasil na ALCA, diz Saturnino