Cresce emissão de cheques sem fundos em outubro



O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos no Brasil subiu para 1,92% no mês de outubro, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Esse índice representa uma ligeira alta em relação ao total de setembro (1,82%). No comparativo com outubro do ano passado, quando a taxa ficou em 1,56%, a inadimplência subiu 0,36 ponto percentual.

Segundo os economistas da Serasa, a alta no mês de outubro ante setembro ocorreu em razão do Dia da Criança, que impulsionou as promoções e o uso de cheques pré-datados visando ao pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.

No acumulado do ano, considerando os meses de janeiro a outubro, do total de cheques emitidos no País, 1,92% não foi compensado. No mesmo período de 2010, esse percentual ficou em 1,78%.

Se analisadas as regiões do País isoladamente, o maior índice de cheques devolvidos está na Norte, que de janeiro a outubro deste ano registrou 4,09%. Em seguida, aparecem o Nordeste (3,43%), o Centro-Oeste (2,52%) e o Sul (1,79%). A menor variação foi verificada no Sudeste (1,55%).

Entre os estados, o maior percentual foi registrado em Roraima, onde 12,15% dos cheques emitidos em 2011 apresentaram insuficiência de fundos. São Paulo foi o estado com o menor índice (1,44%).


Fonte:
Agência Brasil 



22/11/2011 12:26


Artigos Relacionados


Emissão de cheques sem fundos aumenta após cinco meses de queda

COMBATE AOS CHEQUES SEM FUNDOS

Aumenta número de cheques sem fundos em março

Índice de cheques sem fundos cai para 1,93% em janeiro

PROJETO RESPONSABILIZA BANCOS POR CHEQUES SEM FUNDOS

Número de cheques sem fundos cai em abril, aponta Serasa