Empresa cria máquina que troca moedas por crédito



Empresa catarinense apoiada pelo Fundo SC, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apresenta uma solução inovadora para um problema constante nos caixas do País: a falta de moedas: o CataMoeda, que é  também o nome da companhia. Trata-se de uma máquina que recebe os trocadinhos e os converte em forma de crédito para o cliente utilizar na loja que tem o equipamento.

Por serem pequenas e difíceis de carregar, as moedas acabam, muitas vezes, saindo de circulação, guardadas em casa ou nos famosos cofrinhos. O problema é que além de dificultar o troco no varejo, esse dinheiro não rende e perde poder de compra.

A vantagem para o consumidor? Em vez de o dinheiro ficar parado e se desvalorizar, armazenado no CataMoeda é acrescido um bônus de 2%. A presença da máquina também gera resultados positivos para as lojas. “O sistema de créditos fideliza o consumidor e melhora a experiência de compra”, conta o empresário Victor Levy, que teve a ideia do negócio. Ele explica que as lojas pagam um aluguel fixo mensal pelo uso da máquina. O CataMoeda é responsável por prover a assistência técnica, quando necessário.

Victor gosta de empreender e teve a ideia do projeto em uma viagem ao redor do mundo que fez em busca de inspiração. No ano de 2011, ele apresentou o projeto para seus colaboradores. Em 2012, a empresa recebeu investimentos do Fundo SC, voltado para desenvolver empreendimentos catarinenses, ainda na fase de implantação, nas áreas de tecnologia da informação, bioengenharia e nanotecnologia.

Este fundo foi criado em 2008, com parceria da BZPlan e a FIR Capital. A participação da Finep foi concretizada por meio do Programa Inovar Semente.

O CataMoeda começou a funcionar há apenas três meses e está disponível em sete lojas, principalmente mercados, nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Através do site da empresa é possível fazer uma simulação de como utilizar a máquina e quanto o dinheiro rende.

Leia mais

Fonte:
Finep



15/01/2014 14:03


Artigos Relacionados


Desenvolve SP cria linha de crédito para troca de maquinário de panificadoras

Metrô prorroga funcionamento dos postos de troca de moedas

BC esclarece sobre riscos da aquisição de moedas virtuais ou moedas criptografadas

Cartões de crédito podem ter máquina única

Comissão da AL acompanhará a troca de ativos entre a Refap e empresa YPF

Educação: Escola estadual cria Clube da Correspondência para estimular o hábito da troca de cartas