Empresa terceirizada que fiscaliza obra pública será responsabilizada em caso de desvio



Empresas contratadas para acompanhar e fiscalizar a execução de contratos de órgãos públicos poderão passar a ser responsabilizadas em caso de constatação de desvios de recursos na realização das obras. É o que determina proposta aprovada nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Segundo o autor do projeto, senador Pedro Simon (PMDB-RS), a sugestão foi apresentada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e tem por objetivo evitar fraude nos serviços prestados por terceiros contratados pela administração pública para fiscalizar e acompanhar contratos, obras ou serviços públicos.

A proposta (PLS 332/05), que altera artigo da Lei das Licitações (lei 8.666/03), visa reduzir o número de obras e serviços inacabados, mal executados ou com caracterizado desvio de dinheiro público existentes no país, conforme explica Pedro Simon. Segundo ele, muitos dos relatórios apresentados pelas empresas terceirizadas para acompanhar a execução desses contratos não correspondem à realidade das obras e serviços executados.

"Se, no futuro, for verificado que a obra foi superfaturada, que as informações não estão corretas, que o material não está de acordo com o contrato, as empresas, em face à sua condição de responsáveis solidárias, serão também chamadas a ressarcir os cofres públicos" - explica o autor do texto.

O relator na CCJ, senador Osmar Dias (PDT-PR), elogiou a matéria. "As fraudes recorrentemente verificadas nesse campo, que levam a desvios de recursos públicos e ao atraso na conclusão de obras indispensáveis à população, podem ser refreadas com a responsabilização instituída no projeto".

o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) foi relator ad hoc da proposta na reunião da CCJ.

09/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia desvio de recursos em obra pública em Roraima

Haddad garante que empresa de gestão dos hospitais universitários será totalmente pública

Atenção: Desvio na Bandeirantes para obra de implantação da 4ª faixa de tráfego

Estradas: Desvio na Bandeirantes para obra de implantação da 4ª faixa de tráfego

Investigado em caso de desvio de direitos autorais diz que vem sendo ameaçado

AMORIM ACUSA DIRETOR DO BANCO MUNDIAL DE OMISSÃO EM CASO DE DESVIO