Empresários do setor de hotelaria devem renovar registro em banco de dados nacional



Empresários brasileiros do setor hoteleiro devem efetivar ou renovar o cadastro no Cadastur, sistema que reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. Além de oferecer segurança ao consumidor, o site é uma ferramenta prática e segura para turistas que usam a internet para planejar a própria viagem.

Pensando em oferecer ao turista uma fonte de consulta digital de serviços, o Ministério do Turismo iniciou nesta sexta-feira (5) campanha para sensibilizar o empresariado e iniciou contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.

Impacto da internet
Segundo o último Estudo da Demanda Internacional no Brasil, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para um em cada três dos viajantes pesquisados (30,9%). Nas mídias sociais, turistas consultam outros turistas e é assim que a troca de informações sobre meios de hospedagem, passeios e atrações dos destinos se transformam em serviço de “utilidade pública” na web.

Se você é empresário, aproveite a temporada de planejamento de viagens de verão e cadastre-se. As empresas que participam do Cadastur são incluídas em ações promocionais do Ministério do Turismo, podem participar de eventos, feiras, ações e iniciativas promocionais no Brasil e no exterior e têm acesso a linhas de crédito dos bancos públicos.

Além disso, o cadastro regular é pré-requisito para participar do aplicativo Trip Planner, recém-lançado pela Embratur no Facebook. A ferramenta oferece informações sobre aspectos práticos de viagem e permite que o turista tenha acesso online aos serviços oferecidos pelo setor turístico brasileiro, o que amplia a visibilidade do negócio.

Se você planeja começar a pesquisa de informações para a próxima viagem na internet, acompanhe durante o dia de hoje os perfis do Ministério do Turismo no Facebook, Twitter e Instagram: @mturismo. Visite também a página do Cadastur.

Se você já começou a preparar a viagem das férias ou do próximo feriado, não deixe de acessar também o site promocional do Ministério do Turismo, que traz informações sobre destinos, roteiros e as principais atrações turísticas do Brasil.

Legislação
O cadastro dos prestadores de serviços que atuam no mercado turístico nacional é regulamentado pela Lei 11.771/2008, regulamentada pelo decreto 7.381/2010 e portaria 130/2011. As empresas que atuam como agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático, acampamento turístico e guias de turismo têm a obrigação legal de se cadastrar e renovar o cadastro de dois em dois anos.

Passo a passo
Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de turismo de seu estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços. Se preferir, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo email [email protected]. Outras informações aqui.

Cadastur
O Cadastrur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

 

 

Leia mais:



03/09/2013 14:40


Artigos Relacionados


Projeto Registro Nacional de Hóspedes vai reunir dados dos turistas

Setor de Inteligência da Polícia de São Paulo aumentará acesso ao banco de dados da Jucesp

1,2 mi de famílias devem renovar cadastro até dezembro

Universidades devem renovar adesão ao Fies até dia 31

Fazenda: Contribuintes do setor de combustíveis precisam renovar inscrição estadual

Fazenda: Contribuintes do setor de combustíveis precisam renovar inscrição estadual