Empresários dos Brics e Ibas discutem aumento do comércio e crescimento sustentável
Cerca de 350 empresários brasileiros, russos, indianos, chineses e sul-africanos estiveram reunidos nesta quarta-feira (14), no Encontro Empresarial Brics e Ibas, no Rio de Janeiro. Reunidos no Copacabana Palace Hotel, os empresários discutiram as perspectivas de aumento das trocas comerciais entre os países nas áreas de Infraestrutura, Energia, Tecnologia da Informação e Agronegócios.
Juntas, as economias integrantes dos grupos Brics e Ibas representam 15% do produto interno bruto (PIB) mundial. Os países envolvidos no encontro representam mais de um quarto da área terrestre do planeta e abrigam mais de 40% da população mundial.
“Essas são as áreas com maior potencial de crescimento do comércio. Aumentar o grau de conhecimento mútuo entre os países é o principal objetivo deste encontro”, afirmou o ministro Norton Rapesta, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, durante a abertura do encontro.
Também estiveram presentes na abertura do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Carlos Mariani Bittencourt; o diretor do Departamento de Cooperação Internacional da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, Sergey Vasiliev; o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia, Rajan Bharti Mittal; e o vice-presidente do Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China, Zhang Wei; além de Mthunzi Mdwaba, vice-presidente do Business Unity South Africa.
Nos discursos de abertura, os participantes ressaltaram que a preocupação comum entre os países não é crescer apenas economicamente, mas de forma inclusiva e sustentável, levando em consideração questões importantes aos países do grupo, como a segurança alimentar e energética, o impacto das mudanças climáticas e os desafios que a crise econômica mundial apresenta.
As delegações oficiais eram compostas por 30 empresários russos, 35 indianos, 70 chineses, e 35 sul-africanos. O Encontro Empresarial integra a programação paralela às cúpulas dos chefes de Estado e governo do Ibas e dos Brics, que acontecem em Brasília, nos dias 15 e 16 de abril, respectivamente.
Fonte:
Portal Brasil
14/04/2010 21:01
Artigos Relacionados
Acadêmicos do BRICS discutem desenvolvimento sustentável
Na África do Sul, Brics discutem população e desenvolvimento
Ministros da Saúde dos Brics discutem ampliação do acesso a medicamentos
Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável
Empresários de comércio exterior no Nordeste se reúnem no dia 14 em PE
Pesquisadores discutem aquicultura sustentável