Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes



Quatro empresários foram homenageados nesta terça-feira (7) com o Diploma José Ermírio de Moraes. O prêmio é entregue anualmente a pessoas ou empresas que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento econômico e social do país.

Eugênio e Euflávio Ribeiro, do Grupo Cairu, de Rondônia, receberam o título durante a sessão especial realizada em Plenário. José Dias de Macêdo, presidente das Organizações J. Macedo, do Ceará, e Walterci de Melo, do Laboratório Teuto, de Goiás, foram representados por filhos.

O Laboratório Teuto é pioneiro na produção dos genéricos no país. O grupo Cairu, que começou suas atividades com uma pequena oficina de consertos, fabrica mensalmente 21 mil bicicletas e emprega cerca de 1.500 funcionários.

Ao falar em nome de seu pai José Dias de Macêdo, de 92 anos e impossibilitado de viajar por problemas de saúde, Roberto Macêdo destacou a função social das empresas, para ele mais importante que a mera posse ou controle de um negócio.O J. Macedo emprega mais de 3.200 pessoas e tem forte atuação no setor de moagem de trigo e produção de seus derivados.

- É bom que a gente tenha a empresa, mas é diferente de usá-la como um bem seu, quando na verdade não o é. A empresa é um produto, um direito da sociedade, porque vai produzir o que ela vai consumir. É nossa obrigação fazer com que a sociedade se beneficie daquilo que estamos fazendo - disse o empresário, que é também presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Pioneirismo 

Falecido em 1973, o empresário José Ermírio de Morais, que dá o nome ao diploma, é o fundador do grupo Votorantim e pai do também empresário Antônio Ermírio de Morais. Presidente da sessão, o senador Inácio Arruda (PC do B-CE), lembrou que o empresário chegou a construir uma hidrelétrica para enfrentar o cartel mundial de produtores de alumínio. Isso foi em meados dos anos 50, quando José Ermírio construía a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Light se recusava a fornecer energia para a empresa.

O conselho que elege os indicados é integrado por 13 senadores, de diferentes estados. Os senadores diretamente responsáveis pelas indicações dos eleitos ao diploma fizeram a entrega dos títulos: Inácio Arruda (PCdoB-CE) indicou o dono do grupo J.F Macedo. A bancada de Rondônia, em conjunto - Acir Gurgacz (PDT-RO), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO) -, indicou os irmãos Eugênio e Euflávio Ribeiro. José de Ataídes Oliveira (PSDB-TO) indicou Walterci de Melo.

O Grupo Votorantim foi representando na homenagem por seu diretor corporativo e de Relações Institucionais, Samuel de Almeida Lima.

Essa foi a segunda edição do diploma. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) substituiu o senador Armando Monteiro (PTB-PE), presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Morais, impedido de comparecer porque em razão de um encontro da bancada de seu partido com a presidente Dilma Rousseff.



07/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros recebe homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes

Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes

Senado premia empresários com Diploma José Ermírio de Moraes

Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes

Senado concede Diploma José Ermírio de Moraes a empresários brasileiros

Empresários recebem Diploma José Ermírio de Moraes nesta terça