Senado premia empresários com Diploma José Ermírio de Moraes
O Senado tem sessão especial nesta terça-feira (1º), às 10h, para conceder pela primeira vez o Diploma José Ermírio de Moraes, uma homenagem que a Casa passa a fazer anualmente a empresários ou empresas que tenham prestado relevante contribuição ao crescimento e desenvolvimento econômico e social do país.
Nesta primeira edição, receberão o diploma o vice-presidente da República, ex-senador e empresário José Alencar e os empresários Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau, e João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino - um conglomerado de empresas no Nordeste. Será feita ainda uma homenagem póstuma ao empresário José Mindlin, que faleceu em fevereiro deste ano.
Presidido pelo senador João Tenório (PSDB-AL), o Conselho do Diploma José Ermírio de Morais tem como vice-presidente o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), além de contar com a participação de outros 11 senadores.
O empresário José Ermírio de Morais, que leva o nome do diploma, é pai do também empresário Antônio Ermírio de Morais e avô de Carlos Antonio de Moraes, ambos do Grupo Votorantim. José Ermírio nasceu em Nazaré da Mata (PE), no dia 21 de janeiro de 1900, e faleceu em São Paulo, em 9 de agosto de 1973.
Filho de donos de engenho no Nordeste, José Ermírio formou-se em engenharia nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, foi trabalhar no maior complexo industrial de tecelagem do país, localizado em Sorocaba (SP) - a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim -, do industrial português Antônio Pereira Ignácio.
Posteriormente, José Ermírio casou-se com a filha de Ignácio, Helena, e, sob sua administração, o negócio cresceu e se diversificou, tornando-se o atual Grupo Votorantim, que atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas e suco de laranja. Já como um dos maiores empresários do país, elegeu-se senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cargo que exerceu de 1963 a 1971.
Abaixo, um breve perfil dos agraciados desta primeira edição do diploma:
1.José Alencar Gomes da Silva
Exercendo desde o dia 1º de janeiro de 2003 o cargo de vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé (MG), em 17 de outubro de 1931. Foi senador por Minas Gerais e é um dos maiores empresários daquele estado, onde fundou a Coteminas, sua principal empresa, que atua no ramo têxtil.Em 2004, Alencar passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa, onde ficou até março de 2006.
Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, Alencar começou a trabalhar aos 7 anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Com 15 anos, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos e, aos 18 anos, começou seu próprio negócio, contando com a ajuda de seu irmão Geraldo Gomes da Silva.
Em 31 de março de 1950, abriu sua primeira empresa, denominada A Queimadeira, localizada na cidade de Caratinga (MG), onde vendia diversos artigos, tais como chapéus, calçados, tecidos e guarda-chuvas. Manteve essa empresa até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.
Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Depois, participou, em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio, de uma fábrica de macarrão. Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A. Em 1967, em parceria com o empresário Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas.
2.Jorge Gerdau
Jorge Gerdau Johannpeter nasceu no Rio de Janeiro, no dia 8 de dezembro de 1936, mas cresceu e estudou em Porto Alegre (RS), onde sua família, de origem alemã, vivia. Atual presidente do Grupo Gerdau, o empresário atuou, desde muito jovem, na empresa da família, até presidi-la, em 1983, quando se tornou um dos maiores conglomerados do país.
A Gerdau, segundo informações da empresa, é líder no segmento de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo. A empresa começou a traçar sua rota de expansão há mais de um século e hoje está em outros 13 países, além do Brasil: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Índia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Gerdau casou-se primeiramente com Erica Bier, depois com Cristina Harbich e vive atualmente com Maria Elena. Tem cinco filhos: Carlos, André, Karina, Beatriz e Marta.
3.João Claudino Fernandes
Nascido em Cajazeiras (PB), João Claudino Fernandes completa 80 anos em junho. Atualmente, reside no Piauí, de onde comanda o Grupo Claudino - um conglomerado de empresas com atuação em vários segmentos econômicos e produtos de destaque no mercado nacional. Entre elas destacam-se: Armazém Paraíba, Teresina Shopping, São Luis Shopping, Frigotil, Houston, Gráfica Halley, Socimol, Onix, Colon, Sucesso Construtora e Sucesso Publicidade.
O empresário é casado e pai de cinco filhos, entre os quais o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), eleito em 2006. Juntamente com o irmão Valdecy, João Claudino Fernandes descobriu cedo que tinha tino comercial. Os dois jovens ajudavam o pai, Joca Claudino, a atender os fregueses em um modesto comércio na cidade de Cajazeiras, na Paraíba.
Anos mais tarde, em 1958, eles inauguram em Bacabal (MA) a primeira loja do Armazém Paraíba, uma extensão da firma com sede em Cajazeiras. O Armazém Paraíba é, atualmente, uma das maiores redes de varejo do Brasil.
4.José Mindlin
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo, no dia 8 de setembro de 1914, e faleceu em 28 de fevereiro de 2010. Filho do dentista Ephim Mindlim e de Fanny Mindlin, judeus de Odessa (Ucrânia), formou-se em direito, tendo exercido a profissão de advogado, além de ter sido empresário e bibliófilo.
Após advogar por alguns anos, fundou a Metal Leve, empresa de tecnologia de ponta que se tornou forte no setor de peças para automóveis. Mindlin deixou a empresa em 1996 e, exerceu, entre outras atividades, a presidência da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
Depois de deixar o mundo dos negócios, o empresário dedicou-se à coleção de livros raros e acumulou, aos 95 anos de idade, um acervo de mais de 40 mil volumes - considerada a maior e mais importante biblioteca privada no país.
Em 20 de junho de 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Naquele mesmo ano, decidiu doar todas as obras brasileiras de sua coleção à Universidade de São Paulo (USP), onde foi batizada de Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Guita foi esposa de Mindlin, também já falecida.28/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes
Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes
Senado concede Diploma José Ermírio de Moraes a empresários brasileiros
Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes
Empresários recebem Diploma José Ermírio de Moraes nesta terça
Sessão especial vai premiar empresários com Diploma José Ermírio de Moraes