Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes



Em sua terceira edição, o Senado agraciou, nesta terça-feira (29), com o Diploma José Ermírio de Moraes, os empresários Assis Gurgacz, de Rondônia, José Carlos da Silva Júnior, da Paraíba, e Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, de Pernambuco. O prêmio também foi concedido ao empreendedor de Roraima Said Samou Salomão (in memoriam), representado na solenidade por seu filho Samou Salomão.

Ao falar da trajetória de cada homenageado, o presidente do Senado, José Sarney, ressaltou que todos eles expressam o dinamismo do empresariado brasileiro. Sarney observou que o prêmio deste ano reconhece o empreendedorismo de personalidades de regiões mais distantes do país.

- O Brasil não pode ser uma potência econômica, militar e política se não for também uma potência cultural. Estamos homenageando os pioneiros que, nas regiões mais pobres, construíram o Brasil na sua totalidade, disse o presidente do Senado.

Sarney também destacou que esses empreendedores motivam pela abordagem da cultura, uma vez que todos atuam nas áreas de comunicação ou educação. O senador comparou a trajetória dos premiados à do empresário José Ermírio de Moraes, que dá seu nome prêmio instituído pelo Senado.

- Os agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes são, todos eles, expressão do dinamismo do empresariado brasileiro e seguidores do grande exemplo deixado por José Ermírio de Moraes, de compreensão de suas responsabilidades sociais, de capacidade de superar os desafios da nossa realidade e de grande amor ao Brasil, disse Sarney.

“Espírito empreendedor”

Os três senadores da Paraíba, Cícero Lucena (PSDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, entregaram o diploma a José Carlos da Silva Júnior. Natural de Campina Grande (PB), Silva Júnior, foi vice-governador do estado e senador nos períodos de 1996 a 1997 e em 1999. Destacado empresário do setor de alimentos, fundou o Grupo São Brás, maior indústria produtos alimentícios do Nordeste.

O senador Lucena observou que Silva Júnior investiu em logística e infraestrutura para poder escoar a produção. Lucena ponderou que a logística ainda hoje representa “um dos principais gargalos da produção brasileira”.

Também premiado, Assis Gurgacz, descendente de poloneses, é fundador da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e da empresa de transporte de passageiros Eucatur. O empresário é reconhecido nas áreas de transporte, comunicação e educação, nos Estados de Rondônia e Paraná.

Filho do premiado, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) entregou o diploma a Assis Gurcacz. O senador ressaltou que a trajetória de seu pai coincide com o desenvolvimento de Rondônia. O espírito empreendedor de Assis, disse o senador, faz as pessoas acreditarem que é possível ter sucesso em realizações por meio “do caminho certo, do trabalho e da perseverança”.

O senador Armando  Monteiro (PTB-PE), que preside o conselho do prêmio, e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) entregaram o prêmio ao empresário Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. O agraciado é referência em Pernambuco nas áreas energética e de investimento e na fabricação de vidro.

Brennand também criou Instituto Ricardo Brennand, que abriga a maior coleção privada de pinturas de Frans Post, artista holandês que chegou ao Nordeste, no século XVII, na comitiva de Maurício de Nassau, com a atribuição de montar coleção de desenhos com motivos brasileiros. O instituto, uma referencia mundial, ainda possui biblioteca com cerca de 40 mil volumes e coleção de armas e tapeçaria.

Contribuição relevante

O prêmio, uma placa e um diploma, foi instituído em 2010 (Resolução 35/2009) e é concedido anualmente a pessoas ou empresas que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento econômico e social do país. Os homenageados são eleitos pelo conselho do Diploma, presidido pelo senador Armando  Monteiro e composto por 13 senadores. Além de senadores e deputados, participaram da solenidade o diretor corporativo do Grupo Votorantim, Luiz Carlos Dutra; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, assim como amigos e familiares dos homenageados.



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia empresários com o Diploma José Ermírio de Moraes

Senado premia empresários com Diploma José Ermírio de Moraes

Senado concede Diploma José Ermírio de Moraes a empresários brasileiros

Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes

Empresários recebem Diploma José Ermírio de Moraes nesta terça

Sessão especial vai premiar empresários com Diploma José Ermírio de Moraes