Empresas aéreas menores crescem e conquistam 30% do mercado interno em 2011



A participação das empresas GOL e TAM no mercado doméstico em dezembro de 2011 foi de 75,52% contra 81,13% no mesmo mês de 2010. Esse índice elevou a participação de mercado das empresas menores em 29,75% na comparação entre dezembro de 2010 e de 2011 e em 21,75% ao serem comparados os dois anos completos. No último mês de 2011, a demanda pelo transporte aéreo doméstico cresceu 7,27%.

No acumulado de 2011, a expansão  foi de 15,72%, com aumento de 194% desde 2002, o que equivale a dizer que a demanda praticamente triplicou na última década. As informações constam dos Dados Comparativos Avançados divulgados nesta quarta-feira (25), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Demanda doméstica cresce 15,72% em 2011 e 7,27% em dezembro

Em 2011, a média de ocupação dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) foi de 70,18%, enquanto em dezembro foi de 70,40%. Em relação ao mercado internacional operado por empresas brasileiras, esse setor apresentou um crescimento anual de demanda de 11% no ano passado sobre 2010.No acumulado de 2006 e 2011, a expansão dessa demanda foi de 62%.

As tabelas com os dados comparativos avançados são elaboradas pela Anac a partir das informações enviadas pelas companhias aéreas brasileiras e estão disponíveis na Internet.

 

Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil



25/01/2012 11:43


Artigos Relacionados


Camata quer empresas aéreas estrangeiras operando no mercado interno

Empresas aéreas menores atingem 20% de participação do mercado doméstico

Empresas aéreas menores avançam 33% no mercado em abril, segundo Anac

Venda de veículos no mercado interno vai continuar em alta em 2011, prevê Anfavea

Empresas brasileiras perdem mercado interno e externo para indústria chinesa, diz CNI

Wellington Dias comemora aprovação de projeto que permite a empresas em ZPEs destinar 40% da produção ao mercado interno