Empresas aéreas menores atingem 20% de participação do mercado doméstico



O grupo TAM (que compreende TAM e Pantanal) manteve durante o mês de maio a liderança no mercado doméstico de aviação civil, com 44, 43%, enquanto a Gol/Varig deteve 35,39% do mercado. O destaque, no entanto, ficou por conta das demais empresas do setor aéreo , as de menor porte, que alcançaram 20% de participação no setor. No mesmo mês do ano passado, esse grupo, formado pela Azul, Webjet, Trip e Avianca, detinha 18,41% dos consumo. 

Em maio, a Azul ficou com 8,07%, a Webjet , 5,16%, a Trip aparece com 3,05%, enquanto a Avianca tem 2,94%. Os foram divulgados nesta terça-feira(28) pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM ampliou a liderança no setor e responde agora por 89,62% do mercado. A Gol/Varig possui 9,20% e a Avianca 1,15%. 


Demanda e oferta do setor

A demanda por voos no mercado aéreo doméstico teve um aumento de 28,67% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

Em relação à oferta,  o crescimento foi de 15,34%. Com isso, a taxa de ocupação chegou a 67,09%, contra 60,13% em maio de 2010.  A demanda nos voos internacionais operados por empresas brasileiras cresceu 21,55% em relação a maio do ano passado. No mesmo período, a oferta de assentos aumentou 13,54%. A taxa de ocupação atingiu a marca de 79,25%.

A oferta é representada pelo assento-quilômetro oferecido, o qual representa a quantidade de quilômetros percorridos por cada assento oferecido. Já a demanda é representada pelo passageiro-quilômetro transportado, o qual representa a quantidade de quilômetros voados por cada passageiro.


Fonte:
Anac



28/06/2011 19:09


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