Empresas avícolas terão atualização de normas



As regras de certificação sanitária dos estabelecimentos avícolas comerciais para salmoneloses e micoplasmoses aviárias vão passar por atualização. O projeto que aprova a norma técnica com as mudanças entrou em consulta pública na última sexta-feira (18) e ficará disponível para sugestões por 60 dias.

O novo texto atualiza Instruções Normativas anteriores. Segundo a coordenadora de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Regina D’Arce, “os procedimentos da certificação sanitária de granjas e núcleos avícolas comerciais e de reprodução para os dois agentes é muito semelhante, por isso foi feita a reedição das normas em uma só”.

As micoplasmoses e salmoneloses são agentes que provocam doenças em aves, sendo que as salmonelas podem causar infecções também em humanos e representam desafios constantes para a avicultura mundial. A certificação dos estabelecimentos avícolas quanto à ausência dessas substâncias é importante para contribuir para a qualidade dos produtos alimentícios elaborados.

“As empresas devem garantir que aves e ração que entram na propriedade sejam isentos desses microrganismos, bem como melhorar os procedimentos de biossegurança das granjas”, observa D’Arce. De acordo com a coordenadora, a proposta da nova legislação foi levantada por técnicos do Serviço Veterinário Oficial que trabalham em campo, com solicitações do setor produtivo.

A proposta para consulta pode ser acessada através do site do Mapa. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Fonte:
Ministério da Agricultura



21/06/2010 14:01


Artigos Relacionados


CCJ vai opinar sobre atualização de normas que regem conselhos de Fisioterapia

Professores da rede estadual terão atualização na linguagem de sinais

Dornelles pede atualização do limite de receita bruta para médias empresas

AGU e INSS cobram R$ 200 milhões de empresas que não seguiram normas de segurança

Aprovadas normas para o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos

Condições de trabalho em frigoríficos avícolas são discutidas em audiência