Empresas investem mais e emprego formal aumenta, informa Ideli



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), citando matérias e artigos jornalísticos, registrou, em discurso nesta quinta-feira (31), o crescimento do investimento das empresas brasileiras em máquinas, equipamentos e instalações, que chegou a 8,1% do faturamento líquido em 2006 - o maior desde 1999.

- Os empresários estão confiantes no ritmo de expansão do mercado interno. Estão investindo para ampliar a produção, confiando no crescimento do país - disse Ideli.

A senadora também registrou o aumento dos empregos formais no país, desde fevereiro de 2005. Ela acrescentou que além de os empregos informais estarem sendo substituídos por empregos com carteira assinada, está ocorrendo ainda um aumento das contratações de pessoas jurídicas.

O aumento da formalização, disse a senadora, se deve principalmente ao aumento das contratações das grandes indústrias, que cresceu 23% em 2006. Outra boa notícia de acordo com Ideli é que a taxa Selic, hoje em 12,5%, pode chegar a 10,5% ou 10,255 no final de 2007, o que acarretará um fechamento equilibrado para as contas do setor público já em 2008.

- A questão do equilíbrio das contas, se a gente não precisar fazer tanto superávit primário, é tudo de que o Brasil precisa para ter um volume maior de recursos para investir e fazer o país crescer e distribuir renda, como o presidente Lula vem patrocinando no primeiro e agora no segundo mandato - concluiu a líder do PT.



31/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli destaca expansão do emprego formal

Anuário sobre emprego, trabalho e renda revela que metade dos jovens entre 18 e 20 anos não consegue emprego formal

Em dez anos, emprego formal no Brasil cresce 65,7%

Emprego formal mostra recuperação em abril

Criação de emprego formal é recorde em 2010

Emprego formal é recorde na agropecuária paulista