Ideli destaca expansão do emprego formal
A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), destacou o crescimento do emprego pelo sétimo mês consecutivo. Afirmou que, em outubro, foram criadas 130 mil novas vagas formais, um aumento de 0,52% em relação ao estoque do mês anterior. O aumento totaliza 7,7% nos últimos dez meses, ou 1,8 milhão de novas vagas com carteira assinada, o que, segundo ela, não ocorria desde 1992.
- Não se trata apenas de uma bolha. Os dados mostram que o crescimento está ocorrendo em diversos setores de forma consistente - afirmou a parlamentar.
A líder comemorou a criação de 52 mil novas vagas na indústria de transformação, 48 mil novos empregos no comércio e 100 mil novos empregos na indústria da construção civil, que há muito estava paralisada.
- Esses dados comprovam a tese do espraiamento positivo do emprego, que não só cresce como alcança diversos setores da economia e todas as regiões país - afirmou, acrescentando que o emprego na indústria cresceu 11,28%, superior à média global.
A representante catarinense destacou ainda que a economia cresce não somente no setor de exportações, mas também no consumo interno, tanto de bens duráveis quanto de alimentos e vestuário, mostrando que a renda do trabalhador brasileiro também está em recuperação. Também citou o aumento da arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cuja arrecadação estimada para o ano que vem assinala um acréscimo de R$ 2,5 bilhões, a serem utilizados em saneamento e habitação popular.
A senadora ainda informou que os 877 mil novos postos de trabalho formais criados em municípios no interior representam quase o dobro das 516 mil novas vagas observadas nas nove maiores regiões metropolitanas. No mesmo pronunciamento, a parlamentar convidou senadores e deputados para participarem do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Cinematográfica Brasileira, nesta quarta-feira (24), às 8h30, no Salão Nobre do Congresso Nacional.
23/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Empresas investem mais e emprego formal aumenta, informa Ideli
Anuário sobre emprego, trabalho e renda revela que metade dos jovens entre 18 e 20 anos não consegue emprego formal
Em dez anos, emprego formal no Brasil cresce 65,7%
Emprego formal mostra recuperação em abril
Criação de emprego formal é recorde em 2010
Emprego formal é recorde na agropecuária paulista