Empresas podem obter financiamento especial e qualificar funcionários
Fies Técnico integra o Pronatec e atende empresários dispostos a capacitar seus funcionários
O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o financiamento estudantil para a educação profissional, o Fies Técnico, foram os temas do programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro Aloizio Mercadante nesta quarta-feira (4). A partir deste segundo semestre, empresas de todo o Brasil podem pedir financiamento especial para qualificar os funcionários em diferentes cursos da área profissional.
O Fies Técnico integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e permite financiamento a estudantes que pretendem cursar o ensino técnico e não têm como pagar. Além disso, o financiamento atende também empresários dispostos a capacitar e qualificar os trabalhadores. Nos dois casos, os juros são de 3,4% ao ano. Os empresários precisam elaborar plano de capacitação para os funcionários e articular a oferta do curso com as escolas habilitadas pelo Ministério da Educação.
“São mais de 680 escolas técnicas no País em processo de habilitação para possibilitar esse financiamento”, disse Mercadante. Segundo ele, todas as escolas credenciadas passam por avaliação rigorosa para fazer parte da rede do Fies. “Temos uma perspectiva sempre de análise qualitativa com relação às condições adequadas para a instituição. Nas visitas, são avaliados os projetos pedagógicos dos cursos técnicos, as condições de infraestrutura e laboratórios, assim como o próprio perfil do corpo docente”, afirmou o ministro.
ProUni
A segunda etapa do Prouni deste ano teve 456.973 candidatos para disputar 90.311 bolsas de estudos em 1,316 instituições particulares de educação superior. Como o sistema permite ao candidato fazer duas opções de cursos, são 874.273 inscrições para 322 cursos.
O resultado da primeira chamada será divulgado nesta quinta-feira (5) e o candidato pré-selecionado terá até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.
A segunda chamada do programa está prevista para o dia 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26. Os candidatos não pré-selecionados nas duas chamadas ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes para a ocupação das bolsas eventualmente ainda existentes. O interesse em integrar essa lista deve ser manifestado entre os dias 2 e 4 de agosto.
Leia mais:
Ensino técnico privado pode aderir ao Fies
Pronatec oferecerá bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional
Prouni contabiliza quase meio milhão de inscritos
Prazo para renovar contrato do Fies é prorrogado até 31 de agosto
Fonte:
Ministério da Educação
04/07/2012 18:13
Artigos Relacionados
Funcionários da CASA podem obter bônus por cumprimento de metas
Empresas podem ser obrigadas a manter creches para filhos de funcionários
ESTEVÃO QUER QUE FACULDADES COMPROVEM QUALIDADE PARA OBTER FINANCIAMENTO PÚBLICO
Cursos de medicina e odontologia podem obter certificação
Universitários podem ter bolsa para se qualificar e conseguir abatimento da dívida com Fies
USP: Alunos da Poli podem obter também diploma de universidades estrangeiras