Cursos de medicina e odontologia podem obter certificação
Instituições de educação superior brasileiras podem participar do processo de obtenção de selo de qualidade (acreditação) de cursos de medicina e odontologia no âmbito do Mercosul e países associados. O período de inscrição vai 2 de dezembro próximo a 3 de janeiro de 2014.
Pode reivindicar o selo a instituição de educação superior que desenvolva atividades de ensino, pesquisa e extensão, tenha pelo menos dez anos de funcionamento e participe das aferições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A instituição deve manifestar o interesse ao firmar termo de compromisso para participação voluntária no Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários (Arcu-Sul) e encaminhá-lo por mensagem eletrônica aos endereços [email protected] e [email protected].
O sistema Arcu-Sul avalia de forma permanente a qualidade da graduação nos países integrantes do Mercosul e associados. Além disso, garante a qualidade dos cursos que tenham o selo de qualidade, facilita a movimentação de estudantes e professores entre as instituições reconhecidas e apoia o intercâmbio científico e cultural entre as comunidades acadêmicas dos países. Também cabe ao sistema elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul e apoiar o desenvolvimento da cultura da avaliação como propulsora da qualidade da educação superior na região.
O Edital nº 10/2013, de convite aos cursos de medicina e odontologia , aberto pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27, seção 3, página 86.
Fonte:
Ministério da Educação
27/11/2013 17:55
Artigos Relacionados
MEC pré-seleciona 49 cidades que podem receber cursos de medicina
Comissão de Educação debate exame de proficiência para Medicina e Odontologia
MEC corta vagas de cursos de odontologia, farmácia e enfermagem de qualidade insatisfatória
CURSOS DE ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM PODERÃO USAR CADÁVERES PARA PESQUISA
Cursos de pós-graduação da Unilegis e do ILB poderão ter certificação do MEC
Empresas podem obter financiamento especial e qualificar funcionários