Empresas podem ser obrigadas a informar recolhimento ao INSS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que obriga as empresas a comunicar aos empregados, mensalmente, os valores recolhidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo PLS 10/06, o INSS também deverá enviar às empresas e aos segurados, quando solicitado, o extrato relativo ao recolhimento das contribuições. O projeto recebeu decisão terminativa.

VEJA MAIS

O relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), observou que a proposta contribui para que o recolhimento das contribuições se torne mais transparente. Ele disse que algumas empresas informam no contracheque de seus funcionários o valor da contribuição devida ao INSS, mas na realidade não efetuam o recolhimento. Pela iniciativa de Cristovam, essa prática poderá ser evitada.

A CAS aprovou também projeto de lei de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR) que elimina a obrigatoriedade de renovação, a cada três anos, do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social para fins de isenção previdenciária. A proposta recebeu decisão terminativa.

O relator, senador Eduardo Azeredo, explicou que a inscrição no Conselho de Assistência Social local, bem como o registro e certificado em nível federal, são partes das exigências para o funcionamento de entidades filantrópicas e também para que elas se habilitem a receber recursos públicos.

Outro projeto aprovado em caráter terminativo na CAS, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), propõe tratamento isonômico entre as seguradas contribuintes individual, especial e facultativa.

Pela proposta, para a concessão do salário-maternidade à segurada especial, é necessária a comprovação de exercício da atividade rural, mesmo de forma descontínua, nos dez meses imediatamente anteriores à data do parto ou do atestado médico que recomendou o afastamento da atividade. Pela atual legislação, essas trabalhadoras precisam comprovar 12 meses de atividade.



24/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empresas aéreas poderão ser obrigadas a informar mais sobre tarifa

Empresas de transporte coletivo serão obrigadas a informar sobre direito a indenização por acidente

Empresas devem informar ao empregado valores recolhidos ao INSS

Empresas podem ser obrigadas a fornecer manual de instrução em áudio

Empresas podem ser obrigadas a conceder bolsa a dependente de trabalhador

Empresas podem ser obrigadas a reciclar para-brisa danificado