Empresas que cuidam da saúde e segurança do trabalhador terão redução de impostos



Empresas de diversos segmentos terão a alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT), reduzida em até 50%

 

Em 2013, quase um milhão de empresas de diversos segmentos terão a alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) reduzida em até 50%. Isso se deve à aplicação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Criado em 2009, o FAP é um fator multiplicador que reduz a alíquota de empresas que não apresentaram acidentes ou doenças de trabalho. 

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) como instrumento de melhoria do ambiente de trabalho foi tema de exposição do coordenador-geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional do MPS, Luiz Eduardo Melo, no primeiro dia de atividades do seminário internacional “Prevenção de riscos no trabalho – Intercâmbio de experiências Brasil Espanha e assistência técnica”, que está sendo realizado no Ministério da Previdência Social. 

O resultado do FAP 2012 de 1.029.964 empresas - com vigência para 2013 – poderá ser consultado no link “Os números mostram que o FAP é, certamente, eficiente na melhoria dos ambientes de trabalho ao promover a redução dos riscos e também de suas consequências”, afirmou Luiz Melo. 

Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa paga a metade da alíquota do SAT/RAT. A metodologia, porém, não é aplicada à contribuição das pequenas e microempresas, uma vez que elas recolhem os tributos pelo sistema simplificado, o Simples Nacional. 

FAP

O Fator Acidentário de Prevenção 2012, com vigência em 2013, foi calculado para 1.029.964 empresas – integrantes de 1.301 subclasses de atividades econômicas. O FAP foi atualizado com base no histórico de acidentalidade de 2010 e 2011 e altera as alíquotas da tarifação individual por empresa do Seguro Acidente.

Do total das empresas, 939.867, ou 91,5%, serão bonificadas na aplicação do FAP 2012. Dessas, 803.063 terão a maior bonificação possível - 0,5 - e poderão ter o seu seguro acidente reduzido pela metade. Somente 8,48% das empresas terão aumento na alíquota de contribuição ao Seguro Acidente em 2013, pois apresentaram acidentalidade superior à média do seu setor econômico.


Leia mais:

Publicado nesta sexta-feira (27) edital do Fator Acidentário de Prevenção 

Novo edital com resultado da contestação do Fator Acidentário de Prevenção já está disponível 

Oitocentas mil empresas pagarão metade do SAT em 2012 

INSS apresenta atualização do novo modelo de perícias médicas a conselho 

Fonte:

Ministério da Previdência social



01/10/2012 19:24


Artigos Relacionados


Estados brasileiros que utilizam ICMS terão redução de impostos, segundo Fazenda

Micro e pequenas empresas terão linha de crédito para financiar impostos

Executivos cuidam mais da segurança

Executivos cuidam mais da segurança

Suframa e MPT criam Forum Permanente de Saúde e Segurança do Trabalhador

Seminário discute segurança e saúde do trabalhador no Polo Industrial de Manaus