Empresas recebem hoje Prêmio e Certificado de Responsabilidade Social



Neste ano, 87 empresas conquistaram o Certificado e três ficam com o Prêmio. A próxima ação do Legislativo no combate à exclusão será a proposta da Lei de Responsabilidade Social


A Assembléia Legislativa do Estado entrega hoje o Certificado de Responsabilidade Social-RS/2001 para 87 empresas durante solenidade que será realizada no Auditório Dante Barone, a partir das 19h30min. O nome das empresas vencedoras foi divulgado na semana passada pelo presidente do Parlamento gaúcho Sérgio Zambiasi(PTB) , pelo deputado Cézar Busatto(PPS), autor da lei que instituiu o prêmio, e pelo representante da Federasul, Sergio Kaminski.
Além da certificação das 87 empresas, também o Legislativo irá entregar um prêmio especial , o troféu Responsabilidade Social, para três destas, como destaque na sua atuação junto a projetos sociais. Serão premiadas empresas de pequeno, médio e grande porte. O nome das vencedores somente será anunciado durante o evento.

O presidente da Assembléia entende que a iniciativa tem um alcance capaz de “ formar uma nova consciência na sociedade gaúcha, e a Assembléia certifica essas empresas que atendem aos requisitos na área social”. Zambiasi disse que a premiação e os vencedores fazem parte da “verdadeira corrente do bem”. Acrescentou ainda que o trabalho das empresas e o reconhecimento pelas suas iniciativas buscam o fim da exclusão social.

Responsabilidade Social

Sergio Zambiasi ressalta a preocupação do Parlamento com as iniciativas sociais e diz que até o final deste ano ainda deverá estar aprovada a Lei de Responsabilidade Social. O projeto já foi apresentado aos deputados, e agora Zambiasi pretende levar a proposição até o governo do Estado. Segundo o presidente do Parlamento, o Executivo deve aderir à iniciativa do Legislativo e até mesmo, elaborar um projeto neste sentido. “ A Lei de Responsabilidade Social, inspirada na Lei de Incentivo à Cultura, é a nossa próxima ação na área social”, afirmou.

O deputado Cézar Busatto, autor de Lei 11.440/2000, instituindo o Prêmio Responsabilidade Social, que busca destacar empresas com projetos sociais, preocupadas com seu público interno e externo, identificadas com a comunidade e que buscam o equilíbrio do meio ambiente, lembrou que esta segunda edição teve a participação quatro vezes maior do que no ano passado. E isto consolida o prêmio como o “grande Oscar social do Estado”, abrindo uma nova frente para a Assembléia Legislativa demonstrar o seu compromisso e a sua prioridade com as questões sociais, e também com o enfrentamento da exclusão social.

Para o deputado, o problema deve ser resolvido com a participação do setor público e privado. Ele ressaltou que a iniciativa da Assembléia dá um exemplo para a sociedade gaúcha, brasileira e é pioneira em todo o País.

Agraciados

Entre os 87 agraciados estão empresas como Agrale, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Federal, Calçados Azaléia, Concepa Free Way, Copesul, EBTC, Embrapa, EPTC. Empresas Petróleo Ipiranga S.ª, Fetag-RS, Gerasul, Grupo Editorial Sinos S.A., Hospital de Caridade de Carazinho, Marcopolo, Pavioli S.A Indústria de Alimentos, RBS-Rede Brasil Sul de Comunicações, Soul, Sogil, Souza Cruz S.A. , Telet, Trensurb, Unimed, Unisinos, Ulbra e Vonpar Refrescos S.A.






11/28/2001


Artigos Relacionados


Certificado de Responsabilidade Social vai para 87 empresas

Último prazo para inscrição ao Prêmio de Responsabilidade Social é hoje

Prêmio de Responsabilidade Social divulga nome das 153 empresas inscritas

Assembléia anuncia vencedores do Certificado de Responsabilidade Social

Prêmio Responsabilidade Social começa a ser organizado

Prêmio de Responsabilidade Social poderá ser regionalizado