Certificado de Responsabilidade Social vai para 87 empresas



As três empresas ganhadoras do Troféu Responsabilidade Social só serão conhecidas no dia da premiação


A Assembléia Legislativa do Estado divulgou ontem, o nome das 87 empresas que receberão o Certificado de Responsabilidade Social-RS/2001, durante entrevista coletiva do presidente Sérgio Zambiasi(PTB) , do deputado Cézar Busatto(PPS), autor da lei que instituiu o prêmio, e do representante da Federasul, Sergio Kaminski.

O presidente da Casa ressaltou o alcance da iniciativa, dizendo que “ está se formando uma nova consciência na sociedade gaúcha, e a Assembléia certifica essas empresas que atendem aos requisitos na área social”. Para Zambiasi, a premiação e os vencedores fazem parte da “verdadeira corrente do bem”. Acrescentou que o trabalho das empresas e o reconhecimento pela suas iniciativas buscam o fim da exclusão social.

Lei de Responsabilidade Social

O presidente da Assembléia aproveitou para anunciar que até o final deste ano ainda, deverá estar aprovada a Lei de Responsabilidade Social. O projeto já foi apresentado aos deputados, e agora Zambiasi pretende levar a proposição até o governo do Estado. Segundo o presidente do Parlamento, o Executivo deve aderir à iniciativa do Legislativo e até mesmo, elaborar um projeto neste sentido. “ A Lei de Responsabilidade Social, inspirada na Lei de Incentivo à Cultura, é a nossa próxima ação na área social”, afirmou.

O deputado Cézar Busatto, autor de Lei 11.440/2000, instituindo o Prêmio Responsabilidade Social, que busca destacar empresas com projetos sociais, preocupadas com seu público interno e externo, identificadas com a comunidade e que buscam o equilíbrio do meio ambiente, lembrou que esta segunda edição teve a participação quatro vezes maior do que no ano passado. E isto consolida o prêmio como o “grande Oscar social do Estado”, abrindo uma nova frente para a Assembléia Legislativa demonstrar o seu compromisso e a sua prioridade com as questões sociais, e também com o enfrentamento da exclusão social.

Para o deputado, o problema deve ser resolvido com a participação do setor público e privado. Ele ressaltou que a iniciativa da Assembléia dá um exemplo para a sociedade gaúcha, brasileira e é pioneira em todo o País.

Agraciados

A solenidade de entrega dos certificados será realizada no próximo dia 28, no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa, a partir das 19h30. Entre os 87 agraciados estão empresas como Agrale, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Federal, Calçados Azaléia, Concepa Free Way, Copesul, EBTC, Embrapa, EPTC. Empresas Petróleo Ipiranga S.ª, Fetag-RS, Gerasul, Grupo Editorial Sinos S.A., Hospital de Caridade de Carazinho, Marcopolo, Pavioli S.A Indústria de Alimentos, RBS-Rede Brasil Sul de Comunicações, Soul, Sogil, Souza Cruz S.A. , Telet, Trensurb, Unimed, Unisinos, Ulbra e Vonpar Refrescos S.A.. Três empresas - pequena, média e grande - receberão ainda o Troféu Responsabilidade Social-RS/2001. Os nomes das vencedoras somente serão divulgados durante a solenidade.

11/21/2001


Artigos Relacionados


Empresas recebem hoje Prêmio e Certificado de Responsabilidade Social

Assembléia anuncia vencedores do Certificado de Responsabilidade Social

Perillo alerta administradores para a responsabilidade social das empresas

Norma SA 8000 é nova ferramenta para Responsabilidade Social das empresas

Troféu de Responsabilidade Social tem 85 empresas candidatas

Assembléia se preocupa com a responsabilidade social das empresas