Encerrada discussão, Plenário caminha para votação da MP dos Portos



O senadores da base governista conseguiram aprovar requerimento que encerrou a discussão do mérito da MP dos Portos depois da manifestação de três senadores favoráveis à aprovação e três contrários. O requerimento foi apresentados pelos senadores Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Braga (PMDB-AM), Alfredo Nascimento (PR-AM) e Gim Argello (PTB-DF).

Antes da aprovação do requerimento, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Mário Couto (PSDB-PA) tentaram impedir a votação com base nos regimentos internos do Senado e do Congresso e na Constituição. Entretanto, o presidente da Casa, Renan Calheiros, considerou improcedentes as questões de ordem.

- Não podemos ser uma Casa apenas carimbadora - reclamou Randolfe.

Randolfe, Mário Couto (PSDB-PA), José Agripino (DEM-RN) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apelaram ao bom senso dos colegas da base governista para estender o debate. Eles ressaltaram que os senadores não tiveram tempo hábil para analisar as mudanças promovidas pela Câmara na MP em processo de votação concluído poucas horas antes.

- É uma sessão de cartas marcadas. O futuro da relação entre os senadores está em jogo - disse Agripino.

Já Aloysio Nunes afirmou que estava sendo cassado o direito dos senadores de debaterem a matéria.

Os senadores também se queixaram da possibilidade de abertura imediata do painel para o registro dos votos, antes do encaminhamento pelos líderes dos partidos. Após a votação do texto principal, ainda serão examinados destaques à matéria.



16/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova requerimento para encerrar discussão da MP dos Portos

Plenário inicia discussão do mérito da MP dos Portos

Plenário rejeita recursos para adiar votação da MP dos Portos

Plenário tem expectativa de votação da MP dos Portos

Plenário inicia discussão da dívida dos estados, mas votação deve ser adiada

Encerrada a discussão de projeto sobre foro especial