Encontro de povos do semiárido divulga carta



O 1º Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro, o 6º Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e o 1º Fórum Internacional de Agrobiodiversidade e Mudanças Climáticas, realizados entre 8 e 11 de outubro, em Montes Claros (MG), divulgaram carta política resumindo propostas e deliberações dos encontros.

Os eventos reuniram cerca de 600 participantes, entre povos indígenas, quilombolas, vazanteiros, ribeirinhos, veredeiros, catingueiros, geraizeiros, sertanejos, representantes de movimentos sociais, sindicatos, organizações da sociedade civil, articulações, redes, universidades e instituições públicas de pesquisa.

Clique aqui para a íntegra da Carta.

Os eventos, que também são preparatórios para o 3º Encontro Nacional de Agroecologia, a ser realizada no próximo ano, também tiveram a participação de representações de países como Guatemala, Honduras, México, Colômbia e Costa Rica.

“Vivenciamos as experiências, a cultura e os modos de vida dos povos e comunidades tradicionais e a diversidade de expressões que constituem a agricultura familiar camponesa”, afirmam os participantes na carta. “Ao mesmo tempo, nos deparamos com os desafios e as ameaças enfrentadas pelo campesinato nessa região”.

Fonte: