Encontro debate ações para povos e comunidades tradicionais



Salvador (BA) recebe nesta semana o Encontro Regional de Povos e Comunidades Tradicionais. O objetivo do evento é promover a troca de experiências e elaborar recomendações para agilizar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, formados por indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, ciganos e extrativistas, entre outros.

“Nesse espaço de diálogo é importante avaliar o trabalho que tem sido construído e os avanços conquistados, assim como os próximos desafios”, afirma o secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona, que participa da abertura oficial do evento nesta terça-feira (17). Segundo o secretário, serão realizadas reuniões nas diversas regiões do país, preparatórias para o Encontro Nacional em 2014.

O encontro regional de Salvador deve reunir 200 pessoas, entre lideranças de comunidades nos estados de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Bahia, além de representantes do governo federal. O ministério preside a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Ações do governo

Atualmente, mais de 87 mil famílias quilombolas fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Destas, cerca de 63 mil recebem o Bolsa Família. Elas também são beneficiadas por ações de segurança alimentar e nutricional e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que atendem mais de 5 mil famílias de agricultores extremamente pobres. Além disso, até fevereiro de 2013, foram entregues cerca de 168 mil cestas básicas para esse público específico.

“A inserção de populações vulneráveis no Cadastro Único é importante para o mapeamento desses grupos e, consequentemente, para a formulação de políticas públicas voltadas especificamente para eles”, ressalta a coordenadora-geral de Integração de Ações do Departamento do Cadastro Único, Denise Direito. “O ministério faz parcerias com a gestão municipal e a coordenação estadual para poder levar o cadastramento a essas populações, de forma a dar visibilidade e fazer com que elas sejam conhecidas e reconhecidas em suas necessidades”, completa.

Serviço

Encontro Regional de Povos e Comunidades Tradicionais

Quando: De 16 a 19 de dezembro de 2013

Onde: Bahia Othon Palace - Avenida Oceânica, 2294 - Ondina, Salvador (BA)

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



17/12/2013 15:30


Artigos Relacionados


População pode participar de debate interativo sobre marco legal para povos e comunidades tradicionais

Reunião discute políticas para povos e comunidades tradicionais

Lançado edital para instituições que atuam com povos e comunidades tradicionais

Povos e comunidades tradicionais são alvos de busca ativa

Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais vai acontecer na próxima semana

CDH debate elaboração de marco legal para povos tradicionais