Encontro debate como coletar depoimento de vítimas ou testemunhas de violência sexual
O I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro começou nessa quarta-feira (18), em Brasília, e vai promover debates sobre os métodos mais eficazes para ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.
A cerimônia de abertura, no Supremo Tribunal Federal (STF), contou com a participação da rainha sueca Silvia, fundadora da Childhood Brasil, organização não governamental que trabalha pela defesa dos direitos das crianças em 12 países, entre eles o Brasil. O encontro é promovido pela
“No Brasil, registrou-se mais de 30 mil denúncias de pornografia infantil e mais de 43 mil relatos de exploração sexual apenas no primeiro trimestre de 2010. Por isso, nossa jornada sempre será desafiadora. No cumprimento de nossa missão, continuaremos com as parcerias por todo o mundo”, declarou a rainha, que é filha de brasileira e morou dos 4 aos 14 anos em São Paulo.
A organização não governamental comandada pela rainha sueca promove o evento, ao lado da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nos últimos sete anos, dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apontam que, mais de 2,5 milhões de atendimentos foram feitos em todo o País pelo Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100).
Fonte:
Ministério da Justiça
19/05/2011 15:45
Artigos Relacionados
Audiência vai debater mudanças em depoimento de menores vítimas de violência sexual
Depoimento de crianças vítimas de abuso sexual é tema de debate em Brasília
Videoconferência debate depoimento judicial de crianças vítimas de violência
CNJ aprova recomendação de depoimento único de crianças vítimas de abuso sexual
Crianças são principais vítimas de violência sexual
Crianças são as principais vítimas de violência sexual