Encontro discute transição para energia de matéria-prima renovável



O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está realizando desde quinta-feira (24) o workshop Bioetanol de 2ª Geração 2011: Hidrólise Enzimática. O objetivo é compartilhar estudos da transição das fontes de energia baseadas em petróleo, como a gasolina, para matérias-primas renováveis com vistas à produção limpa de energia, como o etanol celulósico.

O encontro em Campinas (SP) reúne especialistas do Brasil e do exterior e um grupo de mais de 100 pesquisadores que investigam as hidrolases, enzimas responsáveis pela degradação da biomassa. A segunda edição de workshop trata também sobre os avanços nas pesquisas de viabilidade econômica da produção de etanol celulósico.

“O nosso objetivo é desenhar uma rota para a produção de enzimas e para processos de hidrólise”, comenta o diretor científico do CTBE, Marco Buckeridge. Na edição anterior, em 2010, o CTBE reuniu especialistas para debater os processos de hidrólise por fungos.

O workshop Second Generation Bioethanol 2011: Enzymatic Hydrolysis busca ajudar na disseminação dessa área de pesquisa no Brasil, além de fortalecer parcerias científicas entre a comunidade nacional de pesquisa e o CTBE. O evento discutirá os seguintes tópicos de pesquisa: interações entre enzimas hidrolíticas e polissacarídeos estruturais da parede celular de plantas; relações entre estrutura e função de enzimas; e questões econômicas sobre bioprocessos envolvidos na produção de etanol celulósico.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



25/11/2011 11:10


Artigos Relacionados


USP: Soja é a matéria-prima mais viável para produzir biodiesel

Falta de matéria-prima interrompe produção de remédio para doença de Chagas no Brasil

Camex prorroga redução da importação de matéria-prima usada para fabricar resina pet

Antidumping provisório será aplicado sobre importações de matéria prima para espumas de refrigeração

Wellington Dias destaca potencial do Brasil para produzir matéria-prima para medicamentos

Brasil tem usinas nucleares e reservas de matéria-prima