Seminário debate participação da mulher no Crédito Fundiário



Nos dias (7 e 8/10), segunda e terça-feira respectivamente, a Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), reúne no Seminário Nacional de Mulheres Rurais da Fetraf-Brasil/CUT, lideranças femininas das cinco regiões brasileiras, em Brasília. O encontro visa discutir a participação efetiva da mulher no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e nas demais políticas de gênero do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Promovido em parceria com a Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, o Seminário visa conscientizar as lideranças sobre a necessidade de uma maior apropriação das mulheres rurais em relação à política de Crédito Fundiário, o selo PNCF Mulher e demais programas do MDA. O debate visa contribuir efetivamente para o desenvolvimento de suas unidades produtivas.

Como parte da programação, o diretor do Crédito Fundiário, Francisco Ribeiro Filho, fez uma explanação sobre as mudanças ocorridas no PNCF, com ênfase no aumento do valor do selo PNCF Mulher - que passou de mil para R$ 3 mil –, e da retomada das contratações. Ribeiro destacou ainda a importância do papel da mulher rural na consolidação da agricultura familiar. "Ao promovermos eventos como este, buscamos ampliar a participação das mulheres no programa. Entendemos que elas são as principais responsáveis pela manutenção das famílias no campo e pela garantia da sustentabilidade dos projetos de Crédito Fundiário", disse o diretor.

"Nosso desafio é grande, pois trabalhamos aqui a valorização da mulher agricultora, olhando diferentes realidades. Esse desafio é para além do acesso à terra. Temos aqui a tarefa de encorajá-las a iniciar atividades paralelas, que lhes deem prazer e renda, como a produção de galinha caipira, hortaliças, artesanato, doces, queijos e outras atividades", disse a secretária de Mulheres da Fetraf/Brasil, Maria da Graça Amorim.

Na parte da tarde foi o momento da diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, apresentar às lideranças políticas e ações do MDA voltadas para as agricultoras familiares. "O seminário é um espaço importante para as mulheres conhecerem e aprofundarem o debate sobre as políticas públicas que temos desenvolvido nos últimos dez anos, em especial aquelas relacionadas ao crédito. É também o momento para pactuarmos com as lideranças presentes cada vez mais instâncias para o monitoramento e avaliação dessas políticas, bem como a construção de um ambiente permanente de diálogo com a sociedade civil, para que possamos avançar ainda mais na consolidação dos direitos das trabalhadoras rurais", avaliou.

Um pouco mais sobre o Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou Crédito Fundiário - como é conhecido no meio rural - é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento – que tem juros e prazos bem acessíveis - disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

PNCF Mulher

O Selo do Crédito Fundiário foi criado para atender, incentivar e ampliar a participação das mulheres no Programa. Acessado por meio da linha Combate a Pobreza Rural, tem como objetivo valorizar a participação da mulher na agricultura familiar, de maneira que estas sejam protagonistas nas unidades produtivas por meio do acesso à terra e às políticas públicas voltadas para o campo. A ação é executada pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os Estados e Movimentos Sociais.

Serviço

Seminário Nacional de Mulheres Rurais da Fetraf-Brasil/CUT
Data: 7 e 8 de outubro de 2013 (segunda e terça-feira)
Horário: 9h às 17h30
Local: Casa de Retiros Assunção Avenida L2 Norte 611 Módulo E – SGAN – Brasília/DF

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



08/10/2013 16:21


Artigos Relacionados


Crédito Fundiário promove 3º seminário de avaliação em Brasília

Encontro em MT debate retomada do Crédito Fundiário

Rosalba Ciarlini registra participação em seminário sobre os direitos da mulher

Seminário debate a saúde da mulher trabalhadora

Lídice da Mata defende debate sobre participação da mulher no Parlamento

Seminário debate participação da sociedade civil no Parlamento do Mercosul