Encontro entre Dilma e Chávez fica para junho
A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conversaram por telefone nesta segunda-feira (9) e decidiram remarcar a visita do venezuelano ao Brasil para o final do mês de junho. Em seguida, nos dias 5 e 6 de julho, a presidenta Dilma Rousseff deve visitar Caracas, na Venezuela.
A ligação ocorreu após Chávez receber determinação médica para que ficasse em repouso devido a uma lesão no joelho. Ele tinha reunião marcada nesta terça-feira (10), em Brasília, com Dilma. Chávez cancelou também as viagens a Cuba e ao Equador.
Nesta terça, o presidente da Venezuela também falou por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Na conversa, Chávez lamentou ter cancelado a visita ao Brasil.
A inflamação de Chávez no joelho se agravou ontem (9), depois que ele deu um esbarrão. Com a pancada, o presidente teve um derramamento de líquido, além de uma inflamação, e passou a sentir fortes dores no local. Segundo ele, o joelho apresenta problemas desde o período em que era paraquedista militar e jogava beisebol. O presidente analisa a possibilidade de fazer uma cirurgia. Ele ficará de repouso por tempo indeterminado.
Chanceleres se reúnem no Itamaraty
O cancelamento da visita do presidente da Venezuela não impediu a reunião do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro. Patriota e Maduro se reuniram no Itamaraty, onde conversaram sobre temas de interesse comum.
A ideia de Hugo Chávez era negociar com a presidenta Dilma a ampliação de parcerias em setores como energia elétrica, agricultura, e ciência e tecnologia, além do comércio bilateral.
Apenas em 2010, a relação comercial entre Brasil e Venezuela envolveu US$ 4,6 bilhões. Em geral, o Brasil exporta para a Venezuela alimentos, frango desossado e carne bovina, enquanto os venezuelanos vendem para os brasileiros petróleo e seus derivados.
Fonte:
Agência Brasil
10/05/2011 18:08
Artigos Relacionados
Simon não vê explicação para episódio do encontro entre Lina e Dilma
Ministra exalta encontro entre Dilma e movimentos de mulheres
Jucá comemora resultados de encontro entre Dilma e Obama
Técnico fala à CCJ sobre vídeo de suposto encontro entre Dilma e Lina
Chávez confirma, em telefonema para Dilma, visita ao Brasil no dia 6
Estoque de soja sobe 39,2% entre junho de 2009 e junho de 2010