Encontro reúne agentes de proteção a vítimas das regiões Sul e Sudeste
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realiza, a partir desta quarta-feira (5), em Belo Horizonte (MG), o Encontro dos Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas das regiões Sul e Sudeste. O encontro, que segue até esta sexta-feira (7), é organizado em parceria com o Provita (MG), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais, o Centro de Defesa da Cidadania de Minas Gerais e entidade executora do Programa.
O Encontro tem por objetivo promover a discussão sobre os desafios e o aprimoramento da política de proteção a vitimas e testemunhas ameaçadas. Ao término da atividade, serão apresentadas propostas a serem deliberadas no Encontro Nacional, que devem se consolidar como diretrizes para a gestão e execução dessa política pública nos próximos anos.
Presente no encontro a coordenadora-geral de Proteção a Testemunhas da SDH/PR, Bruna Junqueira Ribeiro, fará a apresentação dos indicadores dos Programas referentes ao ano de 2011, que subsidiarão o debate sobre segurança pública, criminalidade e violência nos estados representados no encontro. O Professor Luis Flávio Sapori, da PUC/MG, também colabora na apresentação dos dados.
"Trata-se de um momento fundamental de reflexão e fortalecimento da política de proteção a vítimas e testemunhas, uma vez que o encontro proporciona o diálogo entre os agentes responsáveis pela execução da política pública, a troca de experiências e principalmente a construção coletiva das diretrizes de aprimoramento desta política”, afirmou Bruna.
Na sexta-feira (7), haverá o encerramento e apresentação das propostas construídas durante o evento. Em novembro de 2013, ocorreu o Encontro dos Programas da Região Nordeste e em março de 2014 ocorrerá o Encontro dos Programas das regiões Norte e Centro-Oeste.
Participam do encontro os técnicos dos Programas (psicólogos, assistentes sociais e advogados), os coordenadores das equipes técnicas, representantes das entidades da sociedade civil executoras dos Programas e membros dos Conselhos Deliberativos dos Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas dos seguintes estados: RS, PR, SC, RJ, ES, SP e MG.
Fonte:
Secretaria de Desenvolvimento Humano
05/02/2014 17:19
Artigos Relacionados
Encontro reúne mil extrativistas de regiões amazônicas em Marajó (PA)
Regiões Sul, Sudeste e Nordeste terão abastecimento de milho garantido
Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal terão inclusão produtiva rural
Frio continua nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo Inmet
Previsão de chuva forte para as regiões Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana
Atividade econômica do Sudeste apresenta queda e demais regiões reduzem ritmo de crescimento