Encontro sobre o Bolsa Família debate evolução das políticas sociais



Nas famílias com renda per capita mensal de até ¼ do salário mínimo, em sua maioria beneficiárias do Bolsa Família, 62% do rendimento vem do trabalho, formal ou informal. O dado é extraído da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, que foi apresentada nesta terça-feira (13) dentro do debate Bolsa Família e Trabalho, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

De acordo com José Ribeiro, especialista da OIT no Brasil, os dados demonstram a importância do trabalho decente para combate à pobreza no País.“Esta informação  reforça o que o MDS já identificou por meio do Cadastro Único, de que a população mais pobre trabalha”, reforçou Ribeiro.

Outros dados

Mais um estudo apresentado durante o evento indica que 47,5% dos brasileiros acreditam que a redução do desemprego e o aumento dos salários são essenciais para o combate à pobreza. Esta percepção é corroborada por diversos indicadores monitorados pela OIT, que apontam que o Brasil deu um grande salto na redução da desigualdade, por meio de políticas de valorização do emprego: entre 2004 e 2011, a taxa de desemprego caiu de 9% para 6,7%, a taxa de formalidade cresceu de 46,6% para 57,2% e o rendimento médio real do trabalho cresceu 30%, com destaque ao recorte das mulheres negras, onde esse aumento foi de 47%.

O diretor da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann disse que o Brasil está evoluindo suas políticas sociais com mais força nos últimos dez anos. “A ampliação dos programas de transferência de renda é uma experiência inegável de mudança de rumo da política social brasileira”, defendeu Pochmann. Para ele, o país saiu de uma visão higienista, onde a população pobre era vista como culpada pela pobreza, para uma visão incorporada e mais compartilhada, por meio da expansão do mercado de trabalho e das atividades não mercantis, como a economia solidária, e com a ampliação da política de transferência de renda.

10 Anos do Programa Bolsa Família

O debate desta terça- feira foi o primeiro encontro do Ciclo de Debates 10 Anos do Programa Bolsa Família: Avanços, Efeitos e Desafios. O ciclo será realizado em cinco encontros entre acadêmicos, pesquisadores, representantes governamentais e a sociedade para discutir a importância do programa de transferência de renda para a trajetória escolar das crianças e jovens, a participação dos beneficiários no mercado de trabalho, os padrões de consumo das famílias, o impacto do Bolsa Família no desenvolvimento regional e a gestão das políticas sociais.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social 



30/08/2013 12:23


Artigos Relacionados


Bolsa Família e políticas sociais são tema de debate

Ipea lança boletim sobre evolução das políticas sociais entre 2009 e 2010

Diferenças entre Bolsa-Escola e Bolsa-Família marcam debate sobre evasão escolar

Suplicy espera evolução do Bolsa-Família para Renda Básica de Cidadania

Começa debate sobre gestão do Bolsa Família

Divergências políticas pontuam debate sobre conflitos entre polícia e movimentos sociais