Ipea lança boletim sobre evolução das políticas sociais entre 2009 e 2010



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira (25) a 19ª edição do “Boletim de Políticas Sociais (BPS)”, publicação que aborda a evolução das políticas sociais entre 2009 e 2010. Dividido em nove capítulos, o estudo abrange as áreas de previdência e assistência social, saúde, igualdade racial e de gênero, educação, trabalho e renda, cultura e desenvolvimento rural.

O boletim é uma publicação periódica da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea. Desde 2000, ele analisa sistematicamente os investimentos, resultados e desafios da atuação social do governo. A nova edição cobre o período que vai de janeiro de 2009 a setembro de 2010.

“O Ipea é um ator privilegiado para avaliar as políticas sociais, temos possibilidade de fazer uma reflexão crítica sobre a atuação do governo, ao mesmo tempo em que podemos dialogar com ele, não temos uma visão estritamente de fora”, afirmou Roberto Gonzalez, coordenador do BPS.

Gonzalez destacou que o texto do boletim reconhece acertos, aponta erros e traça desafios para o governo federal. O Bolsa Família, por exemplo, se consolidou nos últimos anos, mas criou a necessidade de um marco institucional para o programa. “Em dezembro de 2010, o programa atendia 12 milhões de famílias, mas colocamos algumas dúvidas. Ele é um programa que visa quebrar o ciclo geracional da pobreza, levando os filhos dos beneficiários para escola, ou é um alívio momentâneo da pobreza ligado a programas de geração de renda? É uma definição fundamental.” 

Na saúde, um dos pontos abordados é a estruturação do sistema de atendimento às emergências médicas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) organizou esse atendimento e racionalizou a entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), mas criou novas necessidades. “Há evidências de que faltam recursos humanos treinados para atendimento às emergências e faltam leitos de UTIs para receber os pacientes”, argumentou Gonzalez.

“Inovamos nesta edição porque em cada um dos capítulos apontamos os desafios das áreas, questões que ainda não estão sendo consideradas no desenho da política ou desafios internos da própria política. A consolidação dos programas gera novos desafios, contradições que precisam ser exploradas”, concluiu.

 

Fonte:
Ipea

 



25/05/2011 20:02


Artigos Relacionados


Encontro sobre o Bolsa Família debate evolução das políticas sociais

Ipea divulga boletim sobre políticas brasileiras de inovação na terça-feira

Ipea lança boletim sobre mão de obra no Brasil

Ipea lança boletim sobre questões urbanas e ambientais

Ipea lança 13° edição de boletim sobre tecnologia e comércio exterior

Brasil lança livro sobre políticas públicas sociais do Mercosul