Encontro vai debater integração do Mercosul
Na quinta-feira e na sexta-feira desta semana (19 e 20), a cidade de Foz do Iguaçu (PR) vai sediar o Primeiro Fórum de Debates sobre Integração Fronteiriça, que irá discutir temas relacionados com as áreas de saúde, trabalho e comércio dos países que fazem parte do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
A idéia de promover o encontro partiu do senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da representação brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, que conta com o apoio da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e da prefeitura municipal de Foz do Iguaçu.
O fórum será aberto quinta-feira (19), às 9h, pelo senador Roberto Requião, no Centro Internacional de Convenções e Eventos do Hotel Internacional Foz. Logo em seguida, às 10h30, o professor Ney Arruda, mestre em teoria da Filosofia do Direito da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), apresentará o primeiro painel denominado União Européia, mostrando a experiência da Europa na integração fronteiriça.
O encontro, que reunirá parlamentares dos países que fazem parte do Mercosul, diplomatas e especialistas, terá ainda mais três painéis. O primeiro será sobre saúde pública na região de fronteira, a ser presidido pelo deputado federal, Dr. Rosinha (PT-PR). Dentro desse painel, os participantes terão a oportunidade de ouvir uma explanação sobre a exploração sexual de menores na região.
O segundo painel abordará o quesito trabalho e questões ligadas à imigração na região de fronteira, a ser presidido pelo também deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). O terceiro e último painel abordará assuntos ligados ao comércio, e terá como presidente da mesa diretora o senador Arlindo Porto (PTB-MG). O fórum também contará com a participação dos embaixadores brasileiros na Argentina e Paraguai, José Botafogo Gonçalves e Luiz Augusto de Castro Neves, respectivamente.
O Mercosul - criado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991 - representa atualmente cerca de 70% do território da América do Sul, 64% de sua população e 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do continente. Possui 11,9 milhões de quilômetros quadrados e soma 210 milhões de habitantes. As exportações do Mercosul excedem US$ 80 bilhões e as importações somam cerca de US$ 95 bilhões. Atualmente, o Mercosul é considerado uma União Aduaneira, e seu objetivo final é evoluir à condição de Mercado Comum, inclusive com a adoção de uma moeda única.
16/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão do Mercosul promove encontro em Foz para debater a integração fronteiriça
Fórum vai debater integração da fronteira do Mercosul
Representação Brasileira do Mercosul quer debater políticas de integração
Áudio | Comissão vai debater integração ferroviária
CRE EXAMINA PROTOCOLOS DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL
Duhalde defende uma maior integração no Mercosul