Enem terá duas edições em 2013, segundo presidenta



A presidenta Dilma Rousseff confirmou que, a partir do ano que vem, O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições por ano, medida que estava prevista para ser implantada ainda este ano, mas que foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC).

Dilma comparou o Enem ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que chegou à marca de 1 milhão de bolsas de estudos concedidas. Para comemorar a marca, houve uma solenidade no Palácio do Planalto na segunda-feira (23). A presidenta disse, no evento, que o Prouni também teve que passar por aprimoramentos. “O Prouni também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o Prouni e o Sisu [Sistema de Seleção Unificada] sem o Enem? Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria”, disse a presidenta.

Na solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que o Prouni, quando foi lançado, em 2004, também recebeu muitas críticas. “Se você recuperar as matérias de 2004, existia uma unanimidade contra o Prouni. Todos criticavam, escreviam editoriais, artigos de jornais. A academia não compreendia e os estudantes também não. Hoje, é um programa consolidado. Programas em larga escala exigem tempo de consolidação em que você vai aprimorando até o momento em que supera as dificuldades e passa para outros desafios”.

 

Fonte:
Agência Brasil



24/01/2012 11:46


Artigos Relacionados


Ano de 2014 terá duas edições do Brasileiro de Tênis de Mesa

Enem 2013 terá investimento de R$ 49,86 por candidato

MEC pagará cerca de R$ 372 milhões pela aplicação de próximas edições do Enem

Rio sediará duas edições do Prêmio Laureus

Esalq publica duas novas edições da "Série Produtor Rural"

Fórum Social terá edições regionais