Rio sediará duas edições do Prêmio Laureus



Premiação é considerada o Oscar do esporte e vai ser anunciada na capital fluminense em 2013 e 2014

 

O Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, também irá receber as duas próximas edições do Prêmio Laureus do Esporte Mundial (Laureus World Sports Awards, em inglês), que é um dos principais prêmios do esporte mundial.

A Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem (Laureus Sport for Good Foundation) foi iniciada em 2000, por Richemont and Daimler, e tem como objetivo cativar as crianças e jovens para que recorram ao desporto como forma de promoção social. A fundação tem Nelson Mandela como seu patrono.

O Prêmio Laureus é anual e a votação é feita em duas etapas: na primeira, jornalistas de 80 países elegem cinco atletas de cada categoria; na segunda fase, os membros - que, em geral, são ex-atletas - votam no vencedor entre os indicados.

São sete categorias: atleta feminina do ano, atleta masculino do ano, equipe do ano, revelação do ano, retorno do ano, para-atleta do ano e atleta de ação do ano

A premiação já foi realizada em Mônaco, entre 2000 e 2003; em Portugal, em 2004 e 2005; na Espanha, em 2006 e 2007; em São Petersburgo, na Rússia, em 2008; em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2010 e 2011; e em Londres, neste ano.

 

Brasil

Desde a primeira edição, o Brasil já conquistou seis prêmios, sendo o deste ano concedido ao ex-jogador de futebol Raí, por sua contribuição ao esporte com benefício à comunidade.

Os outros prêmios foram conquistados por Pelé, em 2000; pelo skatista Bob Burnquist, em 2001; pela seleção brasileira de futebol, como melhor time de 2003; pelo ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, em 2003; e pelo nadador Daniel Dias, como o melhor atleta com deficiência de 2009.

 

Anúncio

O anúncio do Rio de Janeiro como sede do prêmio foi realizado na Casa Brasil, em Londres, e teve a participação do secretario executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; do embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e do presidente da Academia Laureus, Edwin Moses.

Ao anunciar as próximas edições do prêmio, Moses lembrou que - por ser sede da próxima Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016 - todo o mundo está com os olhos voltados para o Brasil.

"Estou aqui hoje para anunciar que as cerimônias do Prêmio Laureus de 2013 e de 2014 serão realizadas no Rio de Janeiro. Eu sei que o esporte é uma paixão para todos os brasileiros e será um prazer ir ao Brasil e participar dessa grande festa do esporte. Não haveria lugar melhor para a realização dessas edições", afirmou o presidente.

O evento ainda não tem data definida para acontecer, mas o local da cerimônia já foi escolhido: o Theatro Municipal.

 

Leia mais:

Forças Armadas atuarão na segurança da Copa e das Olimpíadas

Bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca

Mais de 260 atletas olímpicos e paralímpicos são beneficiados pelo Bolsa-Atleta

Bandeira brasileira é hasteada na Vila Paralímpica em sinal de boas vindas aos atletas

 

Fonte:
Ministério do Esporte
Agência Brasil
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro

 



10/09/2012 13:48


Artigos Relacionados


Enem terá duas edições em 2013, segundo presidenta

Ano de 2014 terá duas edições do Brasileiro de Tênis de Mesa

Esalq publica duas novas edições da "Série Produtor Rural"

Robert Scheidt é indicado ao Laureus 2014

Reconhecimento: Unicamp vence em duas categorias do Prêmio Bunge

Saúde tem duas iniciativas entre as vencedoras de prêmio de inovação federal