Ensino médio paulista terá cursos profissionalizantes
Rede estadual de ensino vai oferecer cursos técnicos de Administração e Gestão de Pequenos Negócios já a partir de 2008
Os estudantes de Ensino Médio do Estado terão a partir de 2008 uma novidade proporcionada pela Secretaria de Estado da Educação: cursos profissionalizantes gratuitos em Administração e Gestão de Pequenos Negócios. A pasta definiu que estas duas modalidades serão oferecidas a alunos do 3º ano. Outras modalidades estão sendo estudadas para implantação também no próximo ano.
Os dois cursos técnicos serão semipresenciais, no modelo Tele Curso Técnico, em parceria com a Fundação Paula Souza, referência na área. Inicialmente serão oferecidas 50 mil vagas. A pasta, que estuda a forma de seleção dos alunos que poderão participar, pretende ampliar a oferta gradativamente.
Certificados pela Paula Souza em parceria com a Fundação Roberto Marinho, os cursos terão duração de três (no caso de Administração) e dois semestres. Para que isso seja possível, a grade curricular do Ensino Médio está sendo reformulada. A idéia é que os conteúdos básicos sejam concentrados nos dois primeiros anos e que o terceiro e último tenha espaço para o ensino diversificado.
“Das 26 horas de aulas que os alunos têm por semana, seis serão dedicadas ao ensino técnico”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
As aulas do Tele Curso Técnico serão ministradas em sala de aula específica, equipada com computador, acesso à internet banda larga e data show. Em todo o Estado serão 6.000 salas de aula adaptadas.
Reforço no 3º ano
Quem estiver no Ensino Médio poderá percorrer dois “caminhos”: curso técnico profissionalizante ou reforço no aprendizado com foco no vestibular.Para viabilizar a segunda opção, a Secretaria irá condensar no 1º e 2º anos o conteúdo do Ensino Médio, deixando que o 3º tenha espaço para este reforço_ ou para o curso profissionalizante.
“O aluno terá a opção de seguir um caminho profissionalizante ou receber um reforço de aprendizado voltado para a continuação dos estudos”, diz a secretária Maria Helena.
Todos alunos do 3º ano do Ensino Médio terão este reforço_ a exceção é quem estiver no curso profissionalizante, pois utilizará a mesma carga horária, seis das 26 horas semanais.
Cursos
Gestão de Pequenos Negócios
O Técnico em Gestão de Pequenos Negócios é o profissional que exerce a administração em pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, cuidando das áreas de recursos humanos, financeira, produtiva e comercial. Planeja, dirige e controla os recursos e as atividades de uma pequena organização, seja como proprietário ou como empregado.
Mercado de trabalho: áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros.
Administração
O Técnico em Administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedeia mão-de-obra para colocação e para recolocação profissional. Atua na área de compras; auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Intercambia mercadorias e serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira.
Mercado de trabalho: áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros.
11/15/2007
Artigos Relacionados
Wilson Santiago anuncia projeto que estimula cursos profissionalizantes no ensino médio
Ensino Médio de SP terá cursos de Administração e Gestão de Pequenos Negócios
Alunos do Ensino Médio terão opções profissionalizantes
Professor do ensino médio poderá aderir a cursos de aperfeiçoamento
Ensino Médio paulista supera em 2011 meta do Ideb para 2013
Governo Paulista vai investir R$ 20 milhões em livros para alunos do Ensino Médio