Wilson Santiago anuncia projeto que estimula cursos profissionalizantes no ensino médio



O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (20), a apresentação de projeto de lei que propõe o fortalecimento da educação profissionalizante articulada ao ensino médio.

Em seu artigo 2º, a proposta acrescenta o artigo 90-A nas Disposições Transitórias da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determinando que, até 2020, os sistemas de ensino passem a oferecer pelo menos 40% das vagas do ensino médio e 25% das vagas da educação de jovens e adultos de forma articulada à educação profissional.

O texto prevê ainda a utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o financiamento da implantação de programas de educação profissional técnica de nível médio.

De acordo com o parlamentar, seu projeto resolve dois importantes problemas enfrentados atualmente pela sociedade brasileira, que são o da falta de mão-de-obra qualificada no mercado e o da falta de acesso a emprego e os estudos por grande percentual da população de jovens, entre 18 e 24 anos. Conforme dados citados por Wilson Santiago, são 3,4 milhões de jovens brasileiros nessa faixa etária que não estudam nem trabalham, o que corresponde a 15% do total desses jovens.

- Precisamos implementar esse projeto para diminuir, sim, esta quantidade [de jovens sem trabalho e fora das escolas] e, com isso, contribuir com a qualificação profissional, com a geração de emprego, com a oportunidade para a juventude, diminuindo os índices degradantes que hoje são elevados na criminalidade e outros índices que envergonham o Brasil - defendeu.



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ensino médio paulista terá cursos profissionalizantes

Alunos do Ensino Médio terão opções profissionalizantes

Wilson Santiago prega convênio entre estados e municípios e programa de apoio ao ensino técnico

Professor do ensino médio poderá aderir a cursos de aperfeiçoamento

Ensino Médio de SP terá cursos de Administração e Gestão de Pequenos Negócios

Projeto que dá bolsas e amplia cursos profissionalizantes vai à sanção presidencial