Entidades da área de comunicação registram apoio à criação da TV Pública



Diversas entidades ligadas à área de comunicação, entre empresas de radiodifusão comercial, rádios comunitárias e produtoras independentes, encaminharam ao Senado, nesta terça-feira (11), documento de apoio à criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil. Três representantes dessas entidades foram, inclusive, recebidos pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.

A medida provisória (MP 398/07) que criou a EBC já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e, agora, está na pauta da Ordem do Dia do Senado, na forma de projeto de lei de conversão (PLV 2/08).

Na oportunidade, o senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator do PLV 2/08, assinalou seu empenho em aperfeiçoar o texto aprovado pela Câmara, a partir das sugestões apresentadas por essas entidades.

- A discussão ajuda a quebrar resistências - comentou o relator.

Por sua vez, a presidente da TV Brasil, jornalista Tereza Cruvinel, defendeu a criação da emissora.

- Uma TV pública, em qualquer democracia do mundo, é sinal de pluralidade e conquista de cidadania - enfatizou.

O cartunista Ziraldo considerou que o site You Tube estaria exercendo o papel da TV pública, mas sem critérios próprios e sem aproveitar o enorme potencial que a televisão proporciona como "ferramenta de comunicação poderosa". Ziraldo disse ainda que a televisão comercial não costuma aproveitar o que é criado pelo povo.

O presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Antonio Achilis, também defendeu a criação da EBC.

- O projeto que está sendo votado agora é o passo mais avançado do ponto de vista da democratização. É a melhor arquitetura de televisão pública do mundo - avaliou, lembrando que, antes de ser encampada pelo governo, a proposta de criação de uma TV pública foi discutida por entidades do setor ao longo de dois anos.



11/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores e entidades civis criticam criação da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação

CAS debate criação de entidades de serviços socias para área de saúde

Audiência pública debate a criação de entidades de incentivo ao turismo

Entidades manifestam apoio à proposta de incluir ensino de Esperanto na grade de disciplinas da rede pública

Renan pede a entidades indicações para o Conselho de Comunicação

Cidades abre edital para apoiar projetos de entidades privadas na área de saneamento