Entidades dissidentes da UNE pedem retirada do projeto de reforma universitária
Estudantes de Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) e da União Estadual dos Estudantes (UEE) reuniram-se com o presidente da Comissão de Educação (CE), senador Wellington Salgado (PMDB-MG), para reivindicar a retirada de pauta do projeto da reforma universitária. Eles estiveram no Senado como representantes da Caravana a Brasília pela Retirada do Projeto de Reforma Universitária, integrada por 62 entidades de todo o país.
O projeto, quarta proposta de reforma, é a primeira enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional e está em análise na Câmara dos Deputados, onde já recebeu 368 emendas. Os principais pontos da reforma são o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a regulação do setor privado e as políticas de inclusão através da educação superior e da assistência estudantil.
Os estudantes pediram o apoio de Wellington Salgado como presidente da Comissão de Educação, para quando o projeto vier à apreciação do Senado. Wellington Salgado explicou aos estudantes que o ministro da Educação, Fernando Haddad, discutiu as várias versões de reforma universitária com as entidades ligadas à educação em encontros no ministério e em audiências públicas no Congresso.
No Senado, as duas primeiras propostas foram discutidas ao longo de 2005 com 22 instituições, entre elas a Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (Andes), a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a União Nacional de Estudantes (UNE).
Diego Peña Castellon, da Universidade Federal de São Carlos, que foi quem solicitou a reunião, explicou que o principal problema das universidades públicas continua sendo a falta de verbas. Os estudantes afirmaram, no entanto, que preferem a universidade como está do que a reforma universitária prevista no projeto.
Ao final do encontro, o presidente da comissão disse aos estudantes que poderia encaminhar suas propostas à Câmara, sem, no entanto, comprometer-se com a retirada do projeto, quando de sua apreciação no Senado.
09/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Entidades pedem na CCJ rejeição do projeto que institui a penhora administrativa
Reitores pedem a Garibaldi aprovação de projetos da expansão universitária
Militares pedem agilidade na aprovação de projeto que permite reforma por esclerose múltipla
CE discute reforma universitária
Entidades pedem regulamentação da atividade sindical
Tarso Genro debaterá reforma universitária na CE