Entidades do setor produtivo preveem crescimento de 4%, diz pesquisa do Ipea
As entidades associativas do setor produtivo consultadas no terceiro bimestre pelo “Sensor Econômico” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam crescimento de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011. A previsão é a mesma registrada no segundo bimestre deste ano.
Também permaneceram praticamente estáveis as expectativas sobre inflação, com ligeira queda de 0,1 ponto percentual. As associações avaliam agora que a inflação oficial deve ser de 6,2%, abaixo do teto da meta do governo federal.
Não houve mudanças nas análises em relação aos juros básicos da economia. As entidades acreditam que a taxa Selic deve fechar 2011 em 12,5%.
O “Sensor Econômico” é uma sondagem que expressa as perspectivas dos principais indicadores macroeconômicos para o ano, conforme previsões feitas por um grupo de entidades associativas do setor produtivo: associações, federações, e outras, de indústria, de comércio, ou de agropecuária; entidades representativas de trabalhadores e alguns institutos ou centros de estudos de caráter setorial.
As respostas desta edição foram coletadas da segunda quinzena de junho até 7 de julho. A pesquisa é uma publicação bimestral na qual o Ipea consolida e analisa as respostas enviadas pelas entidades associativas.
Fonte:
Ipea
28/07/2011 19:37
Artigos Relacionados
Senadores são homenageados por entidades ligadas ao setor produtivo nacional
Índice do Ipea revela expectativa de desaceleração econômica no setor produtivo
Setor produtivo está otimista com desempenho da economia em 2011, diz Ipea
Cartilha reúne posições de entidades do setor produtivo sobre aumento do ICMS
Setor produtivo espera crescimento econômico de 3,5% em 2012
Senadores prevêem semestre produtivo