Entidades gaúchas recebem 'kit' braile do Senado
Oito por cento da população do Rio Grande do Sul é composta por portadores de deficiência visual. Sete entidades que prestam assistência a esse público - que chega a um milhão de habitantes - receberam do Senado, na noite de sexta-feira (14), publicações em braile. Seis foram os títulos: as Constituições do Brasil e do Rio Grande do Sul, a Lei de Doação de Órgãos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comandou a solenidade de entrega dos livros em braile no estande do Senado instalado na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, local onde terminou, no domingo (16), a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ele opinou que o trabalho desenvolvido pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações - o de imprimir publicações em braile - é fundamental para a inclusão social dos portadores de deficiência visual.
- É emocionante participar de uma solenidade como essa. Fico alegre e orgulhoso em saber que esse ato simples de doação de livros em braile poderá melhorar a vida de várias pessoas, já que poder ter acesso a leis é poder exercitar sua cidadania - afirmou Zambiasi.
O senador pelo Rio Grande do Sul comunicou que o Senado deverá incluir brevemente em seu catálogo o livro Iniciação ao Xadrez em Braile. Ele registrou que a impressão da obra foi sugerida pela Liga Braile de Xadrez.
- Vai ajudar muito no desenvolvimento das habilidades de cada um e também servirá como uma opção de lazer - comentou.
As entidades contempladas com o kit braile do Senado foram a Organização Nacional de Cegos do Brasil, a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, a Federação Rio-Grandense de Entidades de Cegos, a Associação de Cegos Louis Braille, a União dos Cegos do Rio Grande do Sul, a Associação dos Deficientes Visuais de Gravataí e a Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo.
Giuseppe Garibaldi
Logo após, Sérgio Zambiasi autografou para mais de 200 pessoas o livro Os Caminhos de Garibaldi na América. Autor do prefácio da obra, o senador lembrou que, quando chegou ao Brasil, Giuseppe Garibaldi tinha sido condenado à morte na Itália por seus ideais de liberdade, independência e justiça social.
- Aqui ele encontrou a amizade de, entre outros, Bento Gonçalves, e o amor nos braços de sua querida Anita. Ele nos emocionou quando em carta à irmã de Bento Gonçalves, dona Ana, escrita em 28 de julho de 1839, antecipou o conceito da célebre frase de Che Guevara ao afirmar que ele "endureceu frente às desgraças, mas não ao ponto de não desesperar-se frente ao sofrimento dos povos provocados pelos danos da guerra até em relação aos seus valorosos inimigos" - disse Zambiasi.
Roberto Homem / Da assessoria da Presidência
18/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Entidades recebem, no estande do Senado, a Constituição do Rio Grande do Sul em braile
Entidades de Tocantins recebem do Senado livros em braile e em áudio
Senado doa títulos em braile para entidades do Maranhão
Senado entrega obras em braile para entidades de Mossoró
Senado entrega publicações em braile para entidades pernambucanas
Senado entrega publicações em braile para entidades do Paraná