Entregas de máquinas priorizam a recuperação hídrica



Mais 134 gestores municipais do Nordeste brasileiro assinaram, nesta sexta-feira (29), os termos de doação que oficializam o recebimento de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com foco na readequação do abastecimento de água e na estruturação das estradas vicinais, o governo federal efetivou a distribuição de 167 veículos – sendo 92 caminhões-pipa, 65 caminhões-caçamba e dez motoniveladoras. As entregas beneficiaram municípios do Ceará, Maranhão e Piauí.

No Ceará, a cerimônia de doação ocorreu na capital Fortaleza e incluiu a entrega de 40 caminhões-caçamba e 50 caminhões-pipa para 57 municípios atingidos pela forte seca que atinge o estado. Com investimento superior a R$ 22 milhões, os veículos doados atenderão cerca de 800 mil pessoas que vivem no meio rural e, aproximadamente, 130 mil famílias de agricultores familiares. “Os caminhões doados vão trabalhar com o aprofundamento e limpeza de açudes, melhoramento de barragem, abertura de cacimbas, de espaços para colocar cisternas de polietileno e, ainda, das adutoras”, explicou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra Oliveira.  

Outros 42 caminhões-pipa e mais dez motoniveladoras foram encaminhadas para 52 municípios do Piauí. A solenidade de doação foi realizada em Teresina e marcou a doação de 75% das 1.068 máquinas previstas para o estado. “Continuamos com seca, não tem chovido. Então é uma necessidade ter estes equipamentos, como o caminhão cisterna e a motoniveladora. Não sabemos como estariam os municípios sem a ação do PAC”, pontuou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Pedro Calixto.

Já o Maranhão, teve 25 municípios atendidos pelo PAC, nesta sexta-feira (29). Eles comemoraram a primeira entrega de caminhões-caçamba “O governo federal tem desempenhado um importante papel aqui no estado e essas caçambas vão chegar a mais de 200 municípios. O PAC Equipamentos vem para contribuir na manutenção das estradas vicinais, solucionando essa demanda histórica, para o deslocamento dos agricultores até a cidade”, observou o delegado federal do MDA no estado, Ney Jefferson Teixeira. O evento, que consolidou a distribuição dos veículos, ocorreu em São Luís. Mais de 446 mil pessoas do meio rural devem ser beneficiadas com a ação.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



29/11/2013 22:11


Artigos Relacionados


Municípios vão receber máquinas para recuperação de estradas no RS

Máquinas no Dnit serão enviadas para trabalhos de recuperação em Teresópolis

Governistas priorizam votação de MPs em comissões

MPs priorizam votações na próxima semana

Parlamentares priorizam 32 destaques à MP do Código Florestal

Alagoanos priorizam debate sobre revisão da Lei Rouanet