Alagoanos priorizam debate sobre revisão da Lei Rouanet
Mais de 60 propostas serão levadas pela delegação de Alagoas para a III Conferência Nacional de Cultura, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília. Os 17 delegados eleitos na Conferência Estadual, realizada em agosto deste ano com a participação de mais de 30 municípios, chegarão à capital federal com uma grande lista de reivindicações. Entre elas está a alteração na forma de captação dos recursos e sua distribuição paritária entre os estados no processo de revisão da Lei Rouanet.
Os alagoanos querem assegurar que o Projeto de Lei Nº 6.722, de 2010, quando aprovado, corrija algumas distorções, desconcentrando os recursos captados via renúncia fiscal. O Procultura (antiga Lei Rouanet) será o novo marco regulatório e prevê a destinação de 10% do Fundo Nacional de Cultura para cada região do País e os 50% restantes para fundos estaduais e municipais.
Da Conferência Estadual saiu também a proposição de criar e promulgar lei que institua o Sistema de Cultura de Alagoas. O estado, durante a abertura de sua Conferência, assinou o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura, que institui um processo de gestão e promoção conjunta das políticas públicas de cultura. Já inscrito no sistema, o novo desafio é conseguir a adesão de todos os 102 municípios alagoanos.
Para isso, as cidades devem possuir uma Secretaria de Cultura ou órgão equivalente, Conselho de Política Cultural, Conferência de Cultura, Plano de Cultura e Sistema de Financiamento à Cultura, com existência obrigatória do Fundo de Cultura.
Para o secretário de estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a Conferência é um momento de interlocução direta entre o poder público e a sociedade civil. "Na etapa nacional, temos a oportunidade de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da cultura em Alagoas", afirmou.
Fonte:
21/11/2013 15:44
Artigos Relacionados
Gilvam Borges defende debate sobre mudanças na Lei Rouanet
Governo debate sobre possível substituição da Lei Rouanet pelo PL Procultura
Randolfe exige debate sobre revisão da Lei de Anistia
Juca Ferreira conversa com Garibaldi sobre Lei Rouanet
Sessão pública debate revisão tarifária da Eletroacre
Comissão de Direitos Humanos debate revisão da Lei de Anistia