Envelhecimento da população e políticas de previdência são discutidos no México
Os desafios e avanços para a proteção dos direitos dos idosos serão discutidos pelo secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, um dos palestrantes do Fórum Internacional sobre os Direitos Humanos da Pessoa Idosa, na Cidade do México, que vai desta segunda-feira (26) a quarta-feira (28).
Em todo o continente americano, há um rápido envelhecimento da população. O Brasil, por exemplo, possui hoje 10% da população acima de 60 anos. Em 2050, esse número será de 30%, ou seja, três vezes mais idosos do que temos hoje.
“Isso vai levar a uma necessidade de várias políticas na área de previdência, na área de saúde, na área de acessibilidade para os idosos, e essa é uma preocupação do mundo inteiro, em particular, da América Latina. Eventos como esses visam discutir as políticas voltadas para as pessoas idosas no Brasil e no mundo“, destacou Rolim.
Outros temas, como igualdade e formas de não discriminação ao idoso, maus-tratos aos idosos, acesso à justiça e atenção prioritária, serviços sociais e envelhecimento, participação dos idosos na vida política e pública também serão discutidos no fórum.
O evento é organizado pelo governo da Cidade do México e pelo Centro Latinoamericano e Caribenho de Demografia, que faz parte da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal).
Fonte:
Ministério da Previdência Social
26/03/2012 17:11
Artigos Relacionados
Envelhecimento da população causa problemas à Previdência
Desafios do envelhecimento da população em debate na CDH
PALMEIRA PREOCUPA-SE COM ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO
Envelhecimento da população em debate na terça-feira
Ipea diz que envelhecimento da população vai exigir adequação no mercado de trabalho
Casildo Maldaner alerta sobre conseqüências do envelhecimento da população brasileira