PALMEIRA PREOCUPA-SE COM ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO



O senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) disse hoje (dia 21) que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros trará "conseqüências drásticas" ao atual sistema previdenciário do país. Ele destacou o fato de o censo demográfico de 1996 ter detectado uma combinação de queda da taxa de natalidade e de fertilidade, o que está provocando o acelerado envelhecimento da população brasileira.

Na opinião de Palmeira, a aprovação da proposta de emenda constitucional que reforma a Previdência, de acordo com o texto em exame no Senado, constitui um grande avanço. "Mas não podemos esquecer que mesmo essa alternativa importará em muitos anos de notórias e candentes injustiças, já que quase 80% dos beneficiários recebem apenas um salário mínimo de aposentadoria ou pensão", ressaltou.

O senador lembrou que, mesmo com a transferência, para outras áreas do Estado, dos serviços que a Previdência prestava, e com o constante aumento da arrecadação, o déficit e o desequilíbrio financeiro não deixaram de crescer. "Se não pensarmos a longo prazo, estaremos apenas adiando o problema, agravando-o cada vez mais e tornando inviável o que é uma questão fundamental de Estado", frisou.

Palmeira defendeu o uso do FGTS, do PIS/PASEP e do FAT nas privatizações, no mercado mobiliário e em inversões produtivas, como forma de constituir a reserva técnica dos futuros aposentados. Conforme explicou, esses recursos são "crescentemente esterilizados" pela diferença entre seus rendimentos de 3% ao ano e a inflação, além da perda de seu valor pelos sucessivos confiscos e ajustes econômicos.

Em aparte, o líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), considerou que o substitutivo do senador Beni Veras à proposta de emenda que altera a Previdência Social é "uma das maiores contribuições do Senado ao país".



21/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRISE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PREOCUPA GUILHERME PALMEIRA

Desafios do envelhecimento da população em debate na CDH

Envelhecimento da população causa problemas à Previdência

Envelhecimento da população em debate na terça-feira

Envelhecimento da população e políticas de previdência são discutidos no México

Ipea diz que envelhecimento da população vai exigir adequação no mercado de trabalho