Epidemia de dengue no Rio já é maior que a de 1991








- Epidemia de dengue no Rio já é maior que a de 1991

- O número de casos de dengue notificados no Estado do Rio já supera o da epidemia de 1991, que até agora era considerada a pior: 89.718 vítimas contra 85.891. E o total de mortos (37) já é 54% maior. Inicialmente concentrada na Região Metropolitana, a epidemia começa a se espalhar pelo interior, que registra 13,6% do total de casos e 10,8% dos óbitos.

O número de casos em fevereiro (43.159) ultrapassou o de janeiro (41.972). No início do mês, o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, afirmara que o pico da doença tinha acontecido em janeiro. (pág. 1, 13 e 14)

- Em uma semana, seis pessoas foram seqüestradas em São Paulo. Na noite de quinta-feira, 12 homens armados com metralhadoras levaram Cláudia Rali de Oliveira Ribeiro, da sociedade paulista, e seus três filhos de 11, 13 e 16 anos. Dois seguranças da família foram rendidos pelos bandidos quando chegavam em suas casas e obrigados a levar a quadrilha até a residência de Cláudia, nos Jardins.

No mesmo dia, um executivo foi seqüestrado na capital a caminho do trabalho. Na quarta-feira, o dono de um posto de gasolina foi levado por bandidos quando chegava ao trabalho em São Caetano do Sul. (pág. 1 e 3)

- O desembargador aposentado Irajá Pimentel, de 62 anos, foi assassinado com três tiros à queima roupa ontem, na Asa Sul, em Brasília. A mulher dele, a juíza Heloísa Helena Duarte Pimentel, foi atingida de raspão. O casal fazia cooper quando um homem desceu de um Tempra, fez os disparos e fugiu. A polícia acredita que o crime foi encomendado e investiga a hipótese de envolvimento de grileiros de terra do Distrito Federal. Também serão investigados inimigos que o desembargador aposentado fez quando foi corregedor do Tribunal de Justiça. (pág. 1 e 8)

- O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, deu parecer contra pedido feito pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), que queria ter de volta os documentos e o dinheiro apreendidos pela PF na Lunus.

Brindeiro confirmou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o foro para julgar os atos da governadora. Na quarta-feira, o tribunal decide se abre inquérito para apurar o suposto envolvimento dela em fraudes na Sudam. (pág. 1 e 12)

- A subprocuradora Cláudia Sampaio, do Ministério Público Federal, já tem indícios para denunciar o juiz Francisco Pizzolante, do TRF-2, por prevaricação. O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, confirmou que deverá pedir na segunda-feira ao STJ abertura de inquérito para investigar Pizzolante e os juízes Ricardo Regueira e Ivan Athié. (pág. 1 e 9)

- No Dia Internacional do Direito do Consumidor, a Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, uma entidade independente, entrou ontem com ação civil pública para suspender a cobrança do seguro-apagão, embutido na tarifa de energia elétrica. Para a entidade, o repasse do custo tira a responsabilidade das empresas do setor. (pág. 1 e 27)

- Apesar das tentativas de pacificação, a briga entre tucanos e pefelistas, a cada dia, não tem trégua. Além de uma nota divulgada ontem pelo PSDB, em que o PFL é acusado de adotar uma estratégia sórdida para encobrir os próprios problemas, o secretário-geral da Presidência, Arthur Virgílio, disse ontem que o Governo não terá outra alternativa senão responsabilizar publicamente os pefelistas pelas duas conseqüências inevitáveis do atraso na votação da emenda que prorroga a CPMF: o aumento de impostos e o corte nos gastos sociais. (...) (pág. 1 e 10)


Colunistas

PANORAMA POLÍTICO - Tereza Cruvinel

Na terça-feira, em Haia, os Estados Unidos pedirão a destituição do secretário-geral da Opaq - Organização para a Proscrição de Armas Químicas, um organismo da ONU.

Trata-se do embaixador brasileiro José Maurício Bustani, cuja independência incomoda o unilateralismo americano. O Itamaraty promete resistir e o deputado Paulo Delgado, em nome da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, insiste: "Além de uma ingerência indevida, seria uma afronta ao Brasil". (...) (pág. 2)

(Nhenhenhém - Jorge Bastos Moreno) - Na conversa com FH, Bornhausen chegou dizendo:
- Já sei quem são os responsáveis por tudo isso.

- Quem são? Quem são?

- Luís Eduardo e Serjão, que não combinaram a sua nova reeleição.

- A lei permite, sabia?

E Bornhausen, entrando finalmente no assunto:
- Perguntei ao secretário-geral do PFL de Santa Catarina, Júlio Garcia, qual a reação do partido e ele: "Muito boa, mas os quatro que ocuparam cargos no Ministério é que devem reclamar ao Procon, pois compraram tucanos e receberam arapongas". (pág. 3)

(Ancelmo Gois) - É alto o cartaz de José Serra entre a militância americana.

Quinta-feira, durante um debate promovida pela ONG Médicos Sem Fronteiras, num auditório da City University of New York, uma moça pediu a palavra para atacar a indústria farmacêutica e o governo dos EUA e elogiar a política de saúde do Brasil:
"Se José Serra não se tornar presidente, espero que venha a presidir a Organização Mundial de Saúde. (pág. 16)


Editorial

"O TESTE FINAL"

O tumulto que cercou a aprovação do projeto que libera a comercialização de alimentos transgênicos, por uma comissão da Câmara dos Deputados, deixou claro como a questão continua a ser encarada de maneira emocional.

É compreensível, dadas as implicações assustadoras que tem a modificação genética, pelo homem, de um ser vivo. Entretanto, não serão as manifestações de paixão que poderão trazer esclarecimento e consenso. (...) (pág. 6)


Topo da página



03/16/2002


Artigos Relacionados


Epidemia de dengue mata no Rio

RJ tem pior epidemia de dengue da história

CAS debate epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro

CAS promove audiência pública sobre epidemia de dengue no RJ

Dengue mata mais três e epidemia já infectou 40 mil

Diminuição de casos de dengue mostra que o Rio não vive mais epidemia